Aguardada com expectativa, a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo, vai tornar inesquecível a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.
Após nove anos de portas fechadas, o espaço renasce monumental, ancorado em uma megaobra que custou R$ 211 milhões, apenas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de investimentos de apoiadores privados.
Na proposta dos organizadores, o evento de reabertura precisaria ter a mesma imponência do prédio do Museu do Ipiranga, que voltou ampliado, com mais acervos, apostando em acessibilidade e com um trabalho minucioso de restauro. Para marcar a data, a ideia foi unir cultura e tecnologia vindo do alto.
Acompanhando uma tendência internacional de utilização de drones em eventos, o Museu do Ipiranga terá um show com 200 equipamentos, numa referência aos 200 anos da Independência, comemorados na quarta-feira, 7 de setembro.
Aterrissados no pátio do Museu do Ipiranga, na hora certa eles vão levantar voo e protagonizar um balé no céu. Os drones precisam ser posicionados milimetricamente e ficar com uma distância de um metro e meio entre um e outro.
Com luzes de LED que mudam de cor, eles vão formar desenhos no céu, de acordo com a programação de um especialista, comandando por computador, as imagens que vão aparecer no céu.
A aparição das imagens será distribuída em três momentos: o primeiro é a localização geográfica, com o aparecimento do globo terrestre, o Brasil e a cidade de São Paulo. Depois vão aparecer referências ao 200 anos da Independência, com o show de luzes formando a fachada do museu.
O terceiro momento foi dedicado à cultura, com uma imagem que remete à passista de samba e o famoso quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. Dentro da programação de reinauguração, o espetáculo de projeção de imagens acontece da quarta-feira (7) até o domingo.
Balé de drones no Brasil e no mundo
No Brasil, o Rock in Rio inaugurou o show de luzes com drone em 2017, utilizando 100 equipamentos. O maior espetáculo mundial com essas pequenas aeronaves aconteceu nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado. Os japoneses capricharam no espetáculo, fazendo um show com 1,8 mil drones.
Entrada para reinauguração do Museu do Ipiranga é grátis, mas precisa reservar
A reinauguração do Museu do Ipiranga será realizada em três datas, dedicadas a públicos diferentes. Nesta terça-feira (6), a abertura será apenas para convidados. Na quarta (7) será a vez dos trabalhadores que fizeram parte da reforma e de 200 estudantes de escolas públicas. Já o público em geral poderá visitar o museu a partir da quinta (8).
Durante os dois primeiros meses de reabertura do Museu do Ipiranga, a entrada será de graça, mas será preciso fazer agendamento dos ingressos. O agendamento começou nesta segunda-feira (5), a partir das 10h, pelo site da instituição ou pela plataforma Sympla, também pela internet.