Projeto une cultura e sustentabilidade de índios, quilombolas e ciganos

Governo faz a identificação de comunidades que, há anos, adotam práticas de consumo saudáveis, como o cultivo de agricultura orgânica e de plantas medicinais
Cleide Alves
Publicado em 27/03/2013 às 7:29
Governo faz a identificação de comunidades que, há anos, adotam práticas de consumo saudáveis, como o cultivo de agricultura orgânica e de plantas medicinais Foto: Bernardo Soares/JC Imagem


Projeto lançado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco vai unir sustentabilidade com a cultura de povos tradicionais (índios, quilombolas e ciganos). O trabalho já começou e terá como resultado a elaboração de políticas públicas. No momento, o governo faz a identificação de comunidades que, há anos, adotam práticas de consumo saudáveis, como o cultivo de agricultura orgânica e de plantas medicinais.

“Em conjunto com índios, ciganos, quilombolas e também pescadores vamos estabelecer prioridades e definir como as políticas públicas podem fortalecer as práticas sustentáveis das comunidades”, declara o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier. O assunto é discutido em reuniões e na semana passada foi realizado um encontro estadual, em Jatobá, no Sertão.

Uma das ações a ser implementada é a criação de um banco de sementes orgânicas. Quilombolas de Conceição das Crioulas, no município sertanejo de Salgueiro, plantam milho, feijão, mandioca, jerimum e melancia sem uso de agrotóxicos. Além da agricultura de subsistência, vivem da pesca, apicultura, pecuária e artesanato.

O governo vai combinar o saber tradicional com informações científicas e acadêmicas para catalogar as sementes e orientar a comunidade, diz Sérgio Xavier. Outra proposta em debate é o uso de fogões ecológicos, mais eficientes e com a vantagem de gastar menos lenha. “Os fogões são feitos de tijolos, com tecnologia simples e lançam a fumaça para fora das casas.”

Segundo o secretário, os modelos já são usados em municípios do Agreste e Sertão, através de programa desenvolvido por organização não-governamental. O diferencial, agora, é que as famílias aprenderão a fazer os fogões, com plano de manejo para usar a lenha da caatinga (vegetação nativa do Semiárido) de forma sustentável.

Leia mais na edição do JC desta quarta (27)

TAGS
projeto sustentabilidade Ciganos índios quilombola
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory