Iniciada na última quarta-feira (20), a greve dos servidores da educação de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife chegou ao fim nesta segunda-feira (25). Os alunos terão aulas normalmente a partir desta terça (26).
Foram realizadas duas reuniões entre a prefeitura do município e o Sindicato dos Professores (Sinproja) até que fosse feito um acordo. Os professores discordavam de alguns itens do Plano de Cargos e Carreira sancionado pelo prefeito Elias Gomes. No acordo firmado, a prefeitura reviu alguns pontos, entre eles a garantia do mesmo valor do difícil acesso para todas na escola, para setor administrativo e professores, a revisão do Interstício do plano e o aumento das gratificações no período dos dissídios coletivos. Os 12% do plano atual foi mantido, diferente dos 10% proposto.
O secretário executivo de Educação de Jaboatão, Francisco Amorim, disse que agora é preciso repor as aulas perdidas. “Agora iremos sentar para discutir com o Sinproja a reposição das aulas ainda esse mês, para que possamos terminar o ano com 200 dias letivos e 800 horas aula”, declarou.
O Sinproja avalia a negociação como positiva. "Havendo as alterações melhor um pouco. Com essa abertura, suspendemos a greve, mas a luta continua no próximo ano, na época do reajuste salarial", disse Maristela Ângelo, presidente do sindicato.