Os servidores técnico-administrativos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizam nesta terça-feira (7) um ato público pela pauta de reivindicações da categoria e por melhorias na educação. A atividade está marcada para iniciar às 9h da manhã, com concentração em frente à sede do sindicato, no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. A categoria se encontra em greve desde dia 28 de maio.
De acordo com os servidores, o objetivo é informar à sociedade sobre as reivindicações da categoria e denunciar os cortes do orçamento para a educação pública. Além disso, os técnicos da UFRPE protestam contra a proposta do governo, que ofereceu um reajuste de 21,3% parcelado em quatro vezes. De acordo com os grevistas, a proposta é ''incedente, não cobre os índices inflacionários do país e não supera a defasagem salarial das categorias dos servidores públicos federais''.
Os técnico-administrativos da UFRPE pedem reajuste salarial de 27,3%, aprimoramento da carreira, turnos contínuos com redução de jornada de trabalho para 30 horas (sem ponto eletrônico e sem redução de salário) e creches na universidade. Além destas reivindicações, os servidores exigem a democratização das instituições e eleições paritárias para os cargos de direção, entre outros pontos. O grupo também se posiciona contra as Parcerias Público Privadas (PPPs) e contra o PL 4330, que, segundo ele, atacam os direitos trabalhistas.
Marcha unificada da educação
Neste terça-feira, também acontece a caravana nacional unificada da educação em Brasília, no Distrito Federal. Os manifestantes sairão da esplanada dos ministérios em direção ao MPOG para fazer um ato durante a reunião do governo com o Fórum dos Servidores Públicos Federais. Já na quinta-feira (9), a Federação dos Trabalhadores Técnico-administrativos de Ensino Superior Público (FASUBRA) participará de uma reunião às 17h com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.