Até o final do ano, os cerca de mil alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) serão incluídos no projeto Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife. O ensino da disciplina se transformou em um instrumento importante para a aprendizagem das ciências exatas, experimentação e criatividade. Atualmente, cerca de 73 mil alunos da rede municipal de ensino têm acesso à tecnologia através do projeto.
Parte das invenções dos estudantes está sendo exposta durante a XI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento começou na última terça-feira (18) e vai até o próximo domingo (23), na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”.
O trabalho desenvolvido nas aulas de robótica envolve mais do que a simples transmissão de fórmulas. As criações despertam nos alunos questionamentos nos campos da sociologia, biologia, história e línguas. “Tenho estudantes de localidades carentes que já planejam trabalhar no futuro com eletrônica e proporcionar às famílias condições melhores. Hoje vejo alunos meus trabalhando na Jeep, em Goiana, e também no Complexo Portuário de Suape. Mão de obra nossa, formada aqui, graças ao estímulo pela ciência”, afirma Alberto Soares, professor há 42 anos.
Alguns dos projetos orientados por ele já foram vencedores de prêmios em competições internacionais da categoria. Em julho, estudantes da Escola Rodolfo Aureliano, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, conseguiram o oitavo lugar na Robocup (campeonato mundial de robótica), disputada na cidade de Leipzig, na Alemanha, na categoria até 15 anos. Outra equipe da mesma unidade já se prepara para a versão 2017 do torneio, que será disputada no Japão, ainda sem data definida. A escola foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2015, quando conseguiu classificação para a competição da Alemanha.
Além da extensão da robótica para os alunos do Projovem Urbano, a prefeitura também realizou capacitações na área com 4.554 professores, coordenadores e dirigentes de unidades escolares.