Abandonadas durante anos, bicas do Sítio Histórico passam por restauros em Olinda

As Bicas de São Pedro, dos Quatro Cantos e do Rosário são patrimônios históricos e culturais e estavam há 15 anos sem cuidados
Cidades
Publicado em 11/12/2018 às 14:21
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem


Três bicas centenares localizadas no Sítio Histórico de Olinda, Região Metropolitana do Recife, passaram por restauros e foram inauguradas nesta terça-feira (11). Após 15 anos depredadas e sem cuidados, as fontes de abastecimento público foram requalificadas e a água está sendo tratada. As obras foram realizadas pela prefeitura de Olinda e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Governo Federal. A cerimônia de inauguração aconteceu na Bica dos Quatro Cantos. Também passaram por cuidados as bicas do Rosário, em frente à sede do Homem da Meia-Noite, e a de São Pedro, que ainda não está pronta. 

“Estas bicas existem desde o surgimento da cidade, no século XVI. Elas eram a fonte de abastecimento dos moradores da Cidade Alta e são uns dos poucos monumentos que preservam o mesmo uso desde que foram criados. A importância destes espaços vai além do patrimônio. Elas têm grande função social, já que muitos moradores continuam utilizando dessa água para diversos fins”, explica a superintendente do IPHAN, Renata Borba.

As reformas tiveram início há nove meses e custaram R$ 227 mil. De acordo com o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz da Silva Júnior, 90% deste valor foi custeado pelo PAC e 10% pela prefeitura. “Com esse valor, nós fizemos a requalificação das nascentes, tratamento da água com cloro e recuperamos toda a parte de alvenaria, como piso, galerias e estrutura de drenagem”, conta.

Importância para o bairro

Para Edmilson Cordeiro, membro da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca), as bicas fazem parte da história da formação da cidade e trazem aos moradores sentimento de pertencimento ao bairro. “Elas compõem o patrimônio e foram pilares importantes na formação dos bairros, que foram estrategicamente se formando no entorno. Durante muito tempo, elas foram utilizadas como local de depósito de lixo. Nós esperamos que agora haja mais fiscalização e cuidado por parte do Poder Público, junto com quem vive e passa por esses pontos”, comenta.

A fiscalização dos espaços vai ser feita pela Guarda Civil, com o uso do câmeras de segurança - que ainda não foram instaladas - e drones. Para a preservação, a prefeitura espera contar com o apoio dos moradores. “É importante que a população faça sua parte no tocante a conservação, para que esses locais não ajudem apenas a valorizar a cidade, mas a contar sua história”, pontua o prefeito de Olinda, Professor Lupércio. A testagem e limpeza da água será feita pela Vigilância Sanitária do município.

Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Bica dos Quatro Cantos - Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Bica de São Pedro ainda em reformas - Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Bica do Rosário - Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Bica de São Pedro ainda em reformas - Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Representantes do IPHAN e da Prefeitura de Olinda na cerimônia de entregas das bicas requalificadas - Sérgio Bernardo/ JC Imagem

TAGS
Cidade Alta de Olinda olinda bicas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory