Cerca de nove mil táxis estão autorizados a circular pelo Recife da sexta-feira da semana pré-carnavalesca (dia 5) até a Quarta-feira de Cinzas, um incremento de aproximadamente 50% na frota da capital pernambucana (6.125 veículos). O reforço virá de sete cidades da Região Metropolitana. Para facilitar o deslocamento dos foliões, a prefeitura vai oferecer o Expresso da Folia, ônibus que levarão o público dos principais shoppings até o Recife Antigo e vice-versa. Outro serviço, inédito, será o Zap da Folia, para que recifenses e turistas tenham informações sobre o reinado de Momo por meio do WhatApp.
Infográfico
As ações que a gestão municipal organizou para o Carnaval foram anunciadas ontem à tarde no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, área central da capital, por secretários e gestores de órgãos públicos. “Teremos 52 polos de folia e mais de 2 mil atrações. É uma extensa programação. Nossa expectativa é receber mais de 800 mil turistas. Por isso montamos uma série de serviços para atender moradores e visitantes”, destacou o secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões.
O Zap da Folia começa a funcionar amanhã (pelo número 99251.1757). “Investimentos em tecnologia para disseminar informações. Em parceria com o governo do Estado, vamos oferecer esse serviço para que qualquer pessoa tenha acesso à programação não só de Recife mas de Pernambuco”, observou Camilo.
A presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, reconheceu que o número de táxis durante a folia pode não ser suficiente para atender à demanda. É comum haver queixas de foliões sobre a dificuldade em conseguir táxis no Bairro do Recife. “O convênio metropolitano, assinado com sete cidades, aumenta em 50% a frota. Além do táxi as pessoas contam com o Expresso da Folia no Galo da Madrugada e nos demais dias de Carnaval”, afirmou Taciana.
Quem optar por ir de carro para o Recife Antigo terá à disposição 1.500 vagas em três estacionamentos no Cais do Apolo (prefeitura, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal). Só haverá dois acessos liberados: pela Ponte do Limoeiro ou pela Ponte Giratória. Do domingo até a Terça-feira Gorda automóveis serão proibidos de circular pelas pontes Princesa Isabel, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau. As exceções são táxis e ônibus.
Para limpar a cidade, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) mobilizará 1.056 garis, com expectativa de recolher 500 toneladas de lixo. A campanha Neste Carnaval, excesso só de alegria está conscientizando sobre os males causados pelo uso de drogas. Outra ação é o combate ao trabalho infantil e exploração sexual.