Em 2017, o Encontro de Bonecos Gigantes completa 30 anos e homenageia um dos personagens mais queridos pelos pernambucanos: o Palhaço Chocolate. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (15). A festa deste ano acontece no próximo dia 28 e conta com a participação de 90 bonecos, 50 passistas e quatro orquestras de frevo, além de um show do homenageado.
“Foi em Olinda que tudo começou, pois foi aqui que nasci. É uma honra receber este reconhecimento, porque o mundo conhece esta cidade pela magia de seus bonecos gigantes”, comemora o Palhaço Chocolate, que há 40 anos é uma das figuras mais adoradas pelo público infantil.
É justamente no resgate da presença das crianças dentro dos clubes que o TCM A Nordestina, que realiza o evento há três décadas, aposta. “Precisamos trazer os filhos dos diretores, que são o futuro das agremiações, mais para perto”, defende Sílvio Botelho, presidente do clube e idealizador do encontro de bonecos.
Para envolver crianças e adolescentes, a agremiação apostou na participação de jovens passistas na festa. Além disso, dos 90 bonecos, 40 são mirins e serão carregados pela meninada. “Nada melhor do que criar uma situação lúdica para dar este incentivo à nossa cultura popular’, afirma Botelho.
O cortejo acontece um dia antes da Quarta-feira de Cinzas, na despedida da folia. A concentração será às 8h no Largo do Guadalupe. O desfile tem início às 10h e percorrerá a Rua do Guadalupe, o Largo do Amparo, Rua do Amparo, os Quatro Cantos, a Rua Prudente de Morais, Praça de São Pedro, Rua de São Bento, Praça Monsenhor Fabrício (em frente à Prefeitura) e desce a Rua 15 de Novembro, encerrando no Largo do Varadouro.
“Vai ser uma festa inesquecível, um desfile emocionante para comemorar os 30 anos do encontro de bonecos”, promete Botelho, que recebeu o título de “pai” dos gigantes de Olinda. Em três décadas de trabalho, mais de 1.200 bonecos passaram pelas mãos do artista plástico.