O Hemope está precisando de sangue. O apelo é feito pela Diretoria de Hemoterapia da Instituição, responsável pela captação de doadores, que afirma que o motivo para a falta de pessoas que podem doar é resultante de uma junção de fatores: férias, período de chuvas e incidência de viroses.
Atualmente, de acordo com o site do Hemope que atualiza o estoque de sangue, os tipos sanguíneos mais escassos são os positivos: A, B, O e AB. Mas isso não quer dizer que o estoque de sangue negativo está tranquilo. "Nós temos um cadastro de pessoas com sangue negativo que, quando necessário, são chamadas a doar", explicou a supervisora de Captação de Doadores do Hemope, Josinete Gomes.
De acordo com ela, os meses de janeiro e julho são os que as pessoas mais escolhem para marcação de cirurgias, o que acaba aumentando a demanda de determinados tipos de sangue. "Em média, nesses meses, além de dezembro, com viagens, festas e férias, nós temos uma queda de 30% a 35% no número de doações", pontuou.
Podem doar pessoas de 18 a 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis), acima de 50kg. Homens podem retirar sangue com um intervalo de três meses e mulheres, de quatro.
O Hemope fica localizado na rua Joaquim Nabuco, bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O horário de atendimento é de segunda a sábado (incluindo feriados), das 7h15 às 18h30. Para mais informações, o telefone é 08000811535.