VACINAÇÃO

Sarampo: apesar da procura, vacinação em Caruaru atende demanda

Município do Agreste teve três casos da doença confirmados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/09/2019 às 14:23
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Município do Agreste teve três casos da doença confirmados - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

O aparecimento de casos confirmados de sarampo, suspeitas e as mortes causadas pela doença tem deixado o Brasil em alerta. No Estado de Pernambuco não é diferente. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, três casos da doença foram confirmados e há outros sob suspeita, refletindo na procura pela vacina tríplice viral nos postos de saúde, que aumentou. Apesar deste aumento, a carga de vacinas disponível nos postos da cidade está atendendo a procura. 

“A demanda está maior do que o costume, em torno de 50% do nosso atendimento agora tem sido nesse sentido. Famílias completas, pessoas que trabalham nas residências, comerciantes, toda a população. As pessoas ficaram mais preocupadas com a doença. A partir do momento que escutam sobre os casos já confirmados e suspeitas, se assustam e procuram os postos para se vacinar”, detalhou Lucicleide Carvalho, gerente do Centro de Saúde Boa Vista, em Caruaru. 

Com o crescimento da procura pela imunização contra a doença, rapidamente liga-se o alerta quanto a possibilidade de faltar vacina. Lucicleide, porém, tranquiliza. “Até o momento estamos com abastecimento normal e não faltou vacina”, disse. Em contato com a reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou que a quantidade de vacinas tríplice viral para Caruaru permanece normal. 

Crianças, mulheres e homens 

A gerente do Centro de Saúde Boa Vista pontuou uma curiosidade positiva relacionada ao momento. Diferente do habitual, a quantidade de homens procurando se vacinar contra o sarampo aumentou.

 “O que acho importante é que não existe mais só a procura feminina pela vacina, mas a masculina também. A Secretaria de Saúde lançou uma campanha sobre o cuidado com o homem, já que as mulheres costumam dar mais atenção ao cuidado com a saúde e nós temos notado esse crescimento de homens cuidando da saúde, vindo ao posto, procurando a vacina”, disse Lucicleide. 

“Antes as mães vinham sozinhas vacinar os filhos, mas agora não. Vemos a família completa. É importante ver esse engajamento”, exemplificou.

Taquaritinga do Norte 

Os postos de saúde de Taquaritinga do Norte, no Agreste, estão com movimentação acima da média nos últimos dias. A cidade registrou o primeiro óbito por sarampo em Pernambuco neste ano e está recebendo 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra a doença - as primeiras 10 mil doses chegaram ao município nessa quarta-feira (4). A população, apreensiva, está mobilizada para garantir a prevenção de novos casos da doença. 

O Dia D de Vacinação no município, que tem uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 28.775 pessoas, acontece no próximo sábado (7). 

Recomendação para a população 

A recomendação é vacinar. Os responsáveis por crianças devem verificar se as vacinas estão em dia, checando no cartão de vacinação. Quanto a crianças a partir de seis meses a 11 meses e 29 dias, a orientação fazer a dose zero. Já nas crianças a partir de um ano, é preciso fazer as doses de rotina da tríplice viral e tetraviral. A população em geral também deve procurar as Unidades de Saúde, com o cartão de vacina, para verificar a necessidade de imunização. Se a pessoa não tem certeza de que foi imunizada ou perdeu o cartão de vacinas, a recomendação é vacinar.

Imunização

Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

- Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Vacinação contra sarampo no Recife

Ao todo, oito unidades de saúde consideradas estratégicas na cidade funcionarão até 21h, duas a cada dia.

Quinta-feira

Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Cohab) e o Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcanti (Torrões)

Sexta-feira

Policlínica Albert Sabin (Tamarineira) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria).

Saiba como o sarampo é transmitido

Últimas notícias