O aparecimento de casos confirmados de sarampo, suspeitas e as mortes causadas pela doença tem deixado o Brasil em alerta. No Estado de Pernambuco não é diferente. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, três casos da doença foram confirmados e há outros sob suspeita, refletindo na procura pela vacina tríplice viral nos postos de saúde, que aumentou. Apesar deste aumento, a carga de vacinas disponível nos postos da cidade está atendendo a procura.
Leia Também
- No Recife, população lota postos de saúde à noite, à procura da vacina contra o sarampo
- Veja onde se vacinar contra o sarampo à noite no Recife
- Sarampo: Taquaritinga do Norte vai receber 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral
- Taquaritinga do Norte mobilizada contra o sarampo
- Em 90 dias, Ministério da Saúde registra mais de 2.700 casos confirmados de sarampo
- Sarampo: mais uma unidade de saúde do Recife vai vacinar à noite
- Sarampo cresce 18% no País; bebês com suspeita da doença receberão vitamina A
- Aplicação de vacina contra sarampo cresce, em média, 25 vezes em Taquaritinga
- Vacina contra sarampo será ampliada para faixa entre 50 e 59 anos em Taquaritinga
“A demanda está maior do que o costume, em torno de 50% do nosso atendimento agora tem sido nesse sentido. Famílias completas, pessoas que trabalham nas residências, comerciantes, toda a população. As pessoas ficaram mais preocupadas com a doença. A partir do momento que escutam sobre os casos já confirmados e suspeitas, se assustam e procuram os postos para se vacinar”, detalhou Lucicleide Carvalho, gerente do Centro de Saúde Boa Vista, em Caruaru.
Com o crescimento da procura pela imunização contra a doença, rapidamente liga-se o alerta quanto a possibilidade de faltar vacina. Lucicleide, porém, tranquiliza. “Até o momento estamos com abastecimento normal e não faltou vacina”, disse. Em contato com a reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou que a quantidade de vacinas tríplice viral para Caruaru permanece normal.
Crianças, mulheres e homens
A gerente do Centro de Saúde Boa Vista pontuou uma curiosidade positiva relacionada ao momento. Diferente do habitual, a quantidade de homens procurando se vacinar contra o sarampo aumentou.
“O que acho importante é que não existe mais só a procura feminina pela vacina, mas a masculina também. A Secretaria de Saúde lançou uma campanha sobre o cuidado com o homem, já que as mulheres costumam dar mais atenção ao cuidado com a saúde e nós temos notado esse crescimento de homens cuidando da saúde, vindo ao posto, procurando a vacina”, disse Lucicleide.
“Antes as mães vinham sozinhas vacinar os filhos, mas agora não. Vemos a família completa. É importante ver esse engajamento”, exemplificou.
Taquaritinga do Norte
Os postos de saúde de Taquaritinga do Norte, no Agreste, estão com movimentação acima da média nos últimos dias. A cidade registrou o primeiro óbito por sarampo em Pernambuco neste ano e está recebendo 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra a doença - as primeiras 10 mil doses chegaram ao município nessa quarta-feira (4). A população, apreensiva, está mobilizada para garantir a prevenção de novos casos da doença.
O Dia D de Vacinação no município, que tem uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 28.775 pessoas, acontece no próximo sábado (7).
Recomendação para a população
A recomendação é vacinar. Os responsáveis por crianças devem verificar se as vacinas estão em dia, checando no cartão de vacinação. Quanto a crianças a partir de seis meses a 11 meses e 29 dias, a orientação fazer a dose zero. Já nas crianças a partir de um ano, é preciso fazer as doses de rotina da tríplice viral e tetraviral. A população em geral também deve procurar as Unidades de Saúde, com o cartão de vacina, para verificar a necessidade de imunização. Se a pessoa não tem certeza de que foi imunizada ou perdeu o cartão de vacinas, a recomendação é vacinar.
Imunização
- Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Vacinação contra sarampo no Recife
Quinta-feira
Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Cohab) e o Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcanti (Torrões)
Sexta-feira
Policlínica Albert Sabin (Tamarineira) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria).
Saiba como o sarampo é transmitido