Veja tudo que se sabe sobre os casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Cinco casos suspeitos da doença estão sendo investigados no Estado
Rute Arruda
Publicado em 29/02/2020 às 9:05
Cinco casos suspeitos da doença estão sendo investigados no Estado Foto: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem


Resumo da notícia:

- Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco investiga cinco casos suspeitos de coronavírus;
- Cinco casos foram descartados; 
- Todos os pacientes que estão com suspeita da doença estiveram na Itália;
- Os pacientes que estão sendo acompanhados apresentaram febre e algum outro sintoma; 
- Mulher de 30 anos que chegou ao Recife no dia 27/02;
- Homem de 36 anos que chegou ao Recife no dia 27/02;
- Homem de 32 anos que chegou no dia 24/02;
- Mulher de 34 anos que chegou ao Recife no dia 17/02;
- Homem de 37 anos que chegou no dia 20/02.

Cinco casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). O órgão informou que, desde a última terça-feira (25), foi notificado de 10 casos suspeitos de Covid-19. Desse total, cinco foram descartados após exames laboratoriais. Quatro dos pacientes que estão sob a suspeita são residentes do Recife e um de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana. O último balanço da SES-PE foi divulgado nessa sexta-feira (28). Em todo o Brasil, há 182 casos sob investigação. 

>> Pernambuco descarta cinco casos e investiga outras cinco suspeitas de coronavírus

>> Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil aumenta para 182

>> Após suspeitas de coronavírus, Hospital Oswaldo Cruz recebe investimentos

>> Suspeita de coronavírus provoca corrida por máscara e álcool em gel no Recife

>> Contraprova confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

>> OMS eleva grau de risco de disseminação do coronavírus para muito alto

Perfil dos pacientes

1° caso: Mulher, de 30 anos, moradora do Recife, com histórico de viagem à Itália. Ela chegou na capital pernambucana no dia na quinta-feira (27) e a SES-PE foi notificada no mesmo dia. Os sintomas apresentados foram: febre, tosse, dor de cabeça, coriza e fraqueza. A paciente foi atendida em uma unidade privada, recebeu as recomendações e liberada para isolamento domiciliar.

2° caso: Homem, de 36 anos, residente no Recife, com histórico de viagem para a Itália. Ele chegou no dia 27 de fevereiro e a SES-PE foi notificada no mesmo dia. Sintomas apresentados: febre, tosse, dor de cabeça e fraqueza. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e liberado para isolamento domiciliar.

3° caso: Homem, de 32 anos, morador do Recife e histórico de viagem à Itália. Ele chegou na cidade na última segunda-feira (24) e a SES-PE foi notificada na quinta-feira (27). Sintomas apresentados: febre, dor de garganta e coriza. O paciente foi atendido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e liberado para isolamento domiciliar.

4° caso: Mulher, de 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, com histórico de viagem à Itália. Chegou no Recife no dia 17 de fevereiro e a SES-PE foi notificada na última quinta-feira (27). Sintomas apresentados: tosse, dor de garganta e cefaleia. A paciente foi atendida no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e liberada para isolamento domiciliar.

5° caso: Homem, de 37 anos, morador do Recife, com histórico de viagem à Itália. Ele chegou na cidade no dia 20 de fevereiro e a SES-PE foi notificada na quinta-feira (27). Sintomas apresentados: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Fez coleta de material para análises em laboratório e o paciente segue em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) porque, segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, apresentou também um quadro de pneumonia.

Casos descartados

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) descartou, até essa sexta-feira (28), cinco casos suspeitos de coronavírus. São eles:

1° caso: Homem, de 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Ele chegou ao Estado no dia 12 de fevereiro e a SES-PE foi notificada na quarta-feira (26). O paciente apresentou febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal. Exames laboratoriais atestaram positivo para Influenza B.

2° caso: Mulher, de 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem à Itália. Ela chegou ao Estado na terça-feira (25) e a SES-PE foi notificada no mesmo dia. Ela foi atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes - Gilberto Freyre por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Os sintomas apresentados foram: febre, dor de garganta e tosse. Os exames laboratoriais deram negativos para mais de 10 vírus respiratórios, como influenza, parainfluenza, adonovírus, VSR, rinovírus e covid-19. A paciente recebeu alta nessa sexta-feira (28).

3° caso: Homem, de 24 anos, pernambucano residente na Itália. Chegou ao Estado no dia 14 de fevereiro. A SES-PE foi notificada na quarta-feira (26) e os exames laboratoriais atestaram positivo para influenza A (H1N1). Sintomas apresentados: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar. Após atendimento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), recebeu alta hospitalar nessa sexta-feira (28).

4° caso: Homem, de 32 anos, morador do Recife e que entrou em contato com o homem de 24 anos (residente na Itália). O caso foi notificado na quinta-feira (27). Apresentou sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Com o descarte do caso do residente na Itália, o 4° caso também foi descartado.

5° caso: Mulher, de 25 anos, moradora do Recife e que entrou em contato com o homem de 24 anos residente na Itália. A SES-PE foi notificada na quinta-feira (27). Apresentou sintomas como febre, dor de garganta e tosse. Com o descarte do caso do residente na Itália, o 5° caso também foi descartado.

Todos os pacientes dos casos descartados já receberam alta.

Fake News

A Prefeitura do Recife prestou queixa contra um internauta que disseminou informações falsas sobre casos de coronavírus em Pernambuco. O cidadão, residente na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, divulgou, nas redes sociais, que havia "61 casos confirmados" da doença no Estado. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) não há nenhum caso de coronavírus confirmado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (28).

Após publicar a informação falsa, o indivíduo foi questionado por outro internauta sobre como tinha obtido a informação e respondeu apenas que trabalhava na área da saúde. "Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmados do coronavírus no Recife e uma upa fechada. Vamos lá prefeito, conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)", escreveu na rede social. O homem, segundo a prefeitura, já foi localizado e irá prestar depoimento na próxima semana.

Caso confirmado no Brasil 

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na última quarta-feira (26). O infectado é um homem de 61 anos que deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Na tarde dessa sexta-feira (28), o Ministério da Saúde divulgou que o número de casos suspeitos da doença subiu para 182. Os casos em investigação estão espalhados nos seguintes Estados: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Santa Catarina (9), Bahia (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Paraná (5), Rio Grande do Norte (3), Espírito Santo (2), Mato Grosso do Sul (2), Alagoas (1) e Paraíba (1).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Veja como lavar as mãos corretamente, segundo a Anvisa

1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se a pia;
2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
3. Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4. Esfregar a palma da mão direita contra a parte de trás da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa;
5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços entre os dedos;
6. Esfregar a parte de trás dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa;
7. Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa;
8. Friccionar as pontas dos dedos e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa;
9. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa;
10. Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
11. Secar as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha.

Mapa do coronavírus no mundo 

Uso de máscaras e álcool em gel

O aumento crescente dos casos de coronavírus provocou uma corrida para comprar máscaras e álcool em gel. No entanto, o uso das máscaras só é indicado para pessoas que têm vínculo epidemiológico, ou seja, estiveram em países como China, Coreia do Sul e Itália nos últimos 14 dias e apresentam sintomas como tosse, febre e falta de ar. Em relação ao álcool em gel e à higienização das mãos, o cuidado envolve a forma e a frequência, visto que não há restrições e que as ações deveriam fazer parte da rotina. O infectologista Gabriel Serrano alerta que a pessoa deve usar o álcool em gel quando não puder lavar a mão com água e sabão.

Especialistas tiram dúvidas sobre o coronavírus

TAGS
Covid-19 coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory