Amanda Melo lança livro e conversa com o público no Mamam

"Água forte" é composto por uma entrevista com a artista e fotos de várias obras dela
Do JC Online
Publicado em 24/11/2014 às 6:43
"Água forte" é composto por uma entrevista com a artista e fotos de várias obras dela Foto: Jarbas Oliveira/Divulgação


A artista Amanda Melo constrói, no livro Água forte, uma retrospectiva da trajetória dela com criações representativas e uma longa entrevista. O lançamento da publicação, nesta segunda-feira (24/11), no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), começa às 19h. A artista conversa com o público na ocasião e 50 exemplares do livro-catálogo serão distribuídos gratuitamente.

A entrevista com Amanda publicada em Água forte foi feita pela curadora-assistente do Museu de Arte do Rio, Clarissa Diniz, e o curador do Museu de Arte do Ceará, Bitu Cassundé. Entremeando as palavras dos três, há imagens de 15 obras de Amanda. O título do livro bilíngue (português/inglês) remete a uma criação de 2011. A artista vestia um traje coberto de espelhos e enfrentava jatos d'água - a presença do próprio corpo é uma das características do trabalho desta pernambucana.

Como se observa ao folhear as páginas do livro, Amanda mescla várias linguagens em seu processo criativo. Desenho, escultura, fotografia, performance e videoperformance fazem parte do conjunto mobilizado por ela. Em Sal é mar (2009-2011), por exemplo, a artista desenhou com lápis de aquarela dentro do mar. Retomando a questão da presença do próprio corpo nos trabalhos, pode-se lembrar de Notícias de isolamento (2004). 

O livro foi um dos projetos aprovados no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura)

O texto completo está no Caderno C desta segunda-feira (24/11), no Jornal do Commercio.

TAGS
Mamam Lançamento artista livro amanda melo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory