Diretor Bernardo Bertolucci ganha Palma de Ouro honorária

A entrega acontecerá na abertura do 64º Festival de Cannes
Do JC Online
Publicado em 11/04/2011 às 18:36


O comitê organizador do Festival de Cannes anunciou nesta segunda (11/4) uma novidade: a partir da próxima cerimônia de abertura, que acontece em 11 de maio, uma Palma de Ouro Honorária será entregue para um cineasta importante que nunca ganhou o prêmio máximo do festival.  Para honrar a 64ª realização do evento, a honraria será concedida ao cineasta italiano Bernardo Bertolucci, de 71 anos.

"A qualidade do seu trabalho, que aparece hoje em toda sua singularidade e extensão, é cada dia mais vivo; e a força do seu compromisso com o cinema e os laços que o ligam a Cannes fazem de Bernardo Bertolucci um legítimo  beneficiário", diseram o presidente Gilles Jacob e o delegado geral do festival Thierry Frémaux.

O cineasta, filho do poeta Attilio Bertolucci, tem marcado o cinema italiano com filmes íntimos e afrescos monumentais: de Antes da revolução (1964) até 1900 (1976), de O conformista (1970) até O último imperador (1987), seu envolvimento político e social, orientado por um lirismo profundo e uma elegante e cuidadosa direção, dão aos seus filmes um lugar singular na história do cinema mundial.

Antes de Bertolucci, Woody Allen, em 2002, e Clint Eastwood, em 2009, receberam a mesma distinção. De agora em diante, o ato torna-se uma tradição e aconterá anualmente, sempre na abertura do evento.

TAGS
Cinema Festival de Cannes Bernardo Bertolucci
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory