Evento mostra a influência da oralidade na literatura e na música

A Mostra Sesc de Literatura e Oralidades, na Livraria Cultura, aborda a relação da poesia popular com a literatura escrita, as artes plásticas e as canções
Diogo Guedes
Publicado em 05/04/2013 às 5:22
A Mostra Sesc de Literatura e Oralidades, na Livraria Cultura, aborda a relação da poesia popular com a literatura escrita, as artes plásticas e as canções Foto: Divulgação


Existe uma literatura que escapa à página, mesmo em um tempo cada vez mais visual. É pensando no papel da oralidade para a escrita e a sociedade hoje que o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, promove de sexta a domingo (5/ a 7/4) a Mostra Sesc de Literatura e Oralidade, na Livraria Cultura do Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

A programação reúne cantadores, pesquisadores, poetas, artistas performáticos e músicos, todos buscando falar sobre a influência da oralidade na sua produção. A abertura nesta sexta (5/4)  acontece a partir das 19h, com Edmilson Ferreira e Antonio Lisboa, cantadores nordestinos radicados em Pernambuco. A noite ainda conta com uma mesa entre o escritor paraibano Bráulio Tavares e o cantor Lirinha. A conversa é mediada pelo professor Lourival Holanda.

O ex-vocalista da Cordel do Fogo Encantado é um dos convidados para o evento que tem uma forte relação com o mundo da música. Além dele, estão na programação de sábado (6/4) o rapper Zé Brown, da Faces do Subúrbio e o rabequeiro e guitarrista Siba, e, no domingo (7/4), o músico e secretário de Cultura da Paraíba Chico César.

Meu trabalho tem uma forte presença disso tudo, principalmente da filosofia da poesia popular de nomes como Pinto do Monteiro e João Paraibano. Isso continua existindo hoje, mesmo que sem a métrica e a rima da poesia tradicional

Lirinha

Segundo Lirinha, a poesia e a literatura sugiram na sua vida antes da música, que o tornou famoso. Com 12 anos, ele se apresentou no Congresso de Cantadores do Recife, convidado pelo cantador Ivanildo Vila Nova, que conhecia sua família. Só quatro anos depois, ao fazer com amigos a base musical de um espetáculo, que viu o potencial musical de misturar declamação e melodia. Surgia o Cordel do Fogo Encantado.

Outro convidado do evento, Siba, também tem uma relação próxima com a literatura, especialmente a oral. A poética da sua obra está tanto no recente Avante como nos discos lançados com a Fuloresta do Samba, a partir da influência da poesia oral de nomes como Zé Galdino, Ivanildo Vila Nova, Barachinha e Manoel Xudu. “Mais do que a estrutura ou a métrica, eu levo para minha obra o jogo com a palavra que essa estética tem. Posso usar a forma ou não da tradição, mas jogo com as regras implícitas dela”, explica.

Veja a programação da Mostra Sesc de Literatura e Oralidades:

5/4 (sexta)

19h | Cantoria com Edmilson Ferreira (PI/PE) e Antonio Lisboa (RN/PE).

19h40 | Um dedo de prosa e de viola, uma conversa entre Bráulio Tavares (PB/RJ) e Lirinha (PE/SP). Mediação de Lourival Holanda (PE).

6/4 (sábado)

16h | Do Repente ao Rap, uma conversa entre Astier Basílio (PB) e Zé Brown (PE)

17h30 | Apresentação de Clécio Rimas (PE) e Junior Baladeira (PE)

18h | Hora da merenda

18h20 | Apresentação de Mestre João Paulo (PE)

19h | Poéticas de Tradição Oral, uma conversa entre Maria Alice Amorim (PE) e Siba Veloso (PE/SP)

7/4 (domingo)

15h | Apresentação de Miró (PE) e Luna Vitrolira (PE)

15h30 | Poéticas do Corpo: no fio da oralidade, uma conversa entre André Telles (SP/RJ) e Biagio Pecorelli (PE/SP)

17h | Hora da merenda

17h30 | Mesa de Glosas - Apresentação Marcos Passos (PE). Com Caio Meneses (PE), Genildo Santana (PE), Gonga Monteiro (PE), Kerlle de Magalhães (PE), Maciel Correia (PE), Thiago Martins (PE) e Zé Adalberto (PE).

19h | Uma conversa com Chico César (PB).

Leia a matéria completa no Jornal do Commercio desta sexta (5/4)

TAGS
Poesia popular cantadores siba Lirinha Zé Brown
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory