Eminem recebe principal prêmio no YouTube Music Awards

O rapper e ator ganhou o prêmio de artista do ano na primeira edição do troféu
Marcelo Pereira
Publicado em 04/11/2013 às 10:05


NOVA Iorque - O site YouTube, um peso pesado da indústria musical, concedeu no domingo ao rapper Eminem o prêmio de artista do ano, na primeira edição do YouTube Music Awards.

A cerimônia, exibida ao vivo pelo portal a partir do Pier 36 de Nova Iorque, teve início com o grupo canadense Arcade Fire e a interpretação de "Afterlife" em um "vídeo ao vivo", com um coral de meninas.

Em seguida, Lady Gaga, sem o figurino exótico que a tornou famosa, interpretou uma canção anônima ao piano em um tom melancólico.

Fotografias mostraram a enigmática artista aparentemente aflita no palco.

O YouTube, que pertence ao gigante Google, deixou a organização do evento nas mãos do cineasta Spike Jonze, diretor de filmes como Quem quer ser John Malkovich?. A apresentação ficou a cargo do ator Jason Schwartzman e do comediante Reggie Watts. Jonze disse que desejava permanecer fiel às origens experimentais do site.

A premiação teve seis categorias: vídeo do ano, artista do ano, melhor resposta de um fã, fenômeno YouTube, artista revelação e inovação do ano.

Os indicados foram selecionados de acordo com os vídeos mais assistidos, mais compartilhados e que receberam mais avaliações positivas no último ano, segundo o YouTube.

O prêmio de artista revelação parece ter atendido o desejo de Jonze: a dupla Macklemore & Ryan Lewis venceu com um vídeo gravado com 5.000 dólares e disponibilizado no YouTube, com grande sucesso.

Apesar da presença de Miley Cyrus, PSY, Lady Gaga e Justin Bieber na categoria melhor vídeo, o prêmio foi para o grupo sul-coreano Girls' Generation com a canção 'About a Boy'.

Os vídeos indicados receberam mais de 1,9 bilhão de acessos antes da cerimônia de domingo, segundo o YouTube.

Eminem recebeu o prêmio de melhor artista e interpretou "Rap God" no evento de Nova York, de maneira mais discreta que o habitual.

O momento mais controverso da festa foi um curta-metragem da atriz Lena Dunham, criadora da série da HBO 'Girls', no qual um homem apaixonado, aparentemente com depressão, decide cometer suicídio com uma jovem que acaba de conhecer.

A decisão foi do público e a atriz elogiou a escolha, pouco depois do sangue das vítimas do suicídio simulado ter atingido os espectadores.

A violinista Lindsay Stirling, que teve a carreira impulsionada pelo YouTube, venceu na categoria melhor resposta para vídeos que foram remixados ou parodiados por "Radioactive".

O prêmio de fenômeno do ano ficou com "I knew you were in trouble" de Taylor Swift e o de inovação com 'Destorm Power', o 169º usuário com mais assinaturas no YouTube e cujos vídeos no site foram assistidos mais de 200 milhões de vezes.

O YouTube virou referência para a música, deixando para trás, por exemplo, a MTV, canal que acompanhou desde o início a criação dos videoclipes e que hoje tem sua popularidade abalada.

Em agosto do ano passado, a agência Nielsen divulgou uma pesquisa na qual 64% dos adolescentes americanos escutavam música pelo YouTube. O rádio aparecia com 56%.

E, paradoxalmente, as gravadoras também se beneficiam do sucesso de seus artistas no YouTube, apesar do site ter acesso gratuito.

A indústria musical arrecadou 500 milhões de dólares nos últimos anos com publicidade no YouTube, segundo Vivien Lewit, diretora de colaborações musicais do portal.


TAGS
YouTube Lady Gaga eminem
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory