PARIS - O 68º Festival de Cannes terá uma direção dividida este ano entre os americanos Joel e Ethan Coen, que há três décadas fazem cinema juntos. Esta será a primeira vez na história de um dos principais festivais de cinema do mundo que seu júri internacional será presidido por duas pessoas.
A edição 2015 da competição acontecerá de 13 a 24 de maio. "Estamos felizes de voltar a Cannes", declararam os irmãos diretores, produtores e roteiristas, que encarnam o cinema independente. "Ser presidente do júri em Cannes é principalmente uma honra porque nunca fomos presidentes de nada", brincaram ainda.
A dupla inseparável recebeu seu primeiro Oscar em 1997 pelo roteiro de Fargo e em Cannes a Palma de Ouro em 1991 por Barton Fink. Os Coen ganharam em 2008 três das quatro estatuetas da Academia por Onde os fracos não têm vez; a quarta ficou com o ator Javier Bardem.
Com a escolha dos Coen para presidir o júri, o festival pretende homenagear a obra de "todos os irmãos do cinema", começando por Louis e Auguste Lumière, que o inventaram há 120 anos.
Os Coen fizeram parte da seleção oficial de Cannes pela primeira vez em 1987 com seu filme Arizona nunca mais e voltaram a integrar a prestigiosa lista outras vezes.