A produção de veículos no Brasil entre janeiro e novembro deste ano caiu 15,5% em relação ao mesmo período de 2013, ficando em 2,94 milhões de unidades. Na comparação entre novembro e outubro, a queda foi de 9,7%, segundo dados da Anfavea (associação nacional das montadoras) divulgados nesta quinta-feira (4).
Já as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus recuaram 4% ante outubro e 2,7% em relação a novembro de 2013. No acumulado do ano, a retração chega a 8,4%.
Enquanto as vendas e produção caíram no último mês, os estoques passaram de 40 para 42 dias.
CRÉDITO
A leve recuperação da concessão de crédito registrada no último mês é apontada pela associação como um indicador positivo nesse período difícil.
O volume de financiamentos concedidos pelos bancos cresceu 13,9% entre outubro e novembro, o que, segundo a entidade, é reflexo das novas medidas que facilitam a retomada de veículos de consumidores inadimplentes.
DEZEMBRO
A Anfavea espera que dezembro ajude a minimizar o prejuízo, caso os licenciamentos repitam os números de 2013.
"Se no mês de dezembro nós repetirmos o mesmo resultado de 2013 (cerca de 350 mil emplacamentos), fecharemos esse ano com uma queda de 7,6%", afirma o presidente da entidade, Luis Moan, que espera que haja algum crescimento nas vendas em 2015.
"Atingimos o fundo do poço em junho. De julho a novembro, as vendas mensais aumentarem em 5,7%, e a produção, em 5,5% em comparação ao primeiro semestre. Esperamos que essa tendência se confirme em 2015."