A estiagem está provocando a alta do preço do milho que estava com um acréscimo de 20% no preço de venda na Ceasa nesta segunda-feira, dia 02 de maio. O aumento do valor do produto ocorre, quando se compara com o preço praticado no mesmo período do ano passado. A mão de milho - que tem 50 espigas - está sendo vendida, em média, por 12, enquanto era comercializada, também na média, por R$ 10 no começo de maio de 2011 “Até agora, está chegando 25% a menos de milho do que em 2011, mas isso não significa que vá ficar assim até o fim do ano”, diz o diretor técnico da Ceasa, Paulo de Tarso.
Segundo ele, os produtores de milho estavam receosos de plantar com medo de perder o plantio senão chovesse a tempo, apesar de 70% do produto ser cultivado com irrigação. “O problema é que quando não chove, falta água nos reservatórios para fazer a irrigação”, conta.
De acordo com informações da Ceasa, 70% do milho produzido no Estado é irrigado e os outros 30% depende da chuvas para se desenvolver. Pernambuco responde por 90% do milho verde consumido no Estado no ciclo junino, que ocorre nos meses de maio e junho.
O diretor da Ceasa também afirmou que não há risco de faltar milho verde para os festejos de São João.