Nova gestão do esgoto - tem início a PPP da Compesa

Para marcar início do contrato bilionário, governo e Foz, nova concessionária, criararam um Plano de 100 Dias
Giovanni Sandes
Publicado em 24/07/2013 às 0:16


A concessionária Foz, que assumiu nesta terça (23) e vai operar por 35 anos o saneamento do Grande Recife e Goiana, uma área de 3,7 milhões de habitantes, iniciou um mutirão de limpeza e desobstrução de pontos críticos do esgoto metropolitano, algo como um “desentupimento” de locais com histórico de vazamento da rede. A estratégia é promover um “choque de gestão” no saneamento, com um Plano de 100 Dias que abrange 186 ruas e avenidas do Recife e outros seis municípios. A concessionária ainda receberá demandas pelo 0800-081-0185 da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e poderá ampliar o plano inicial.

O bilionário contrato entre a Foz e a Compesa é muito mais abrangente do que o prazo do Plano de 100 Dias. Rebatizado de Programa Cidade Saneada, o projeto é fruto de um contrato de parceria público-privada (PPP) para operação, manutenção, recuperação e ampliação do esgoto do Grande Recife e Goiana, um pacote de investimentos de R$ 4,5 bilhões e mais de R$ 16 bilhões de faturamento ao longo de três décadas. A meta é ampliar até 2025 a coleta de esgoto de 30% para 90% do Grande Recife e o tratamento de 7% para 100% do que é coletado.

Desde que o contrato foi assinado há quase seis meses entre a Foz, do grupo Odebrecht, e a Compesa, foi iniciado o detalhamento dos projetos de obras. Porém, já no ano passado a PPP sofreu desgastes, como quando o senador Humberto Costa (PT), candidato derrotado à Prefeitura do Recife, acusou o governador Eduardo Campos (PSB) de “privatizar” a Compesa, tentando atingir assim o então candidato e hoje prefeito Geraldo Júlio (PSB).

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, diz que o modo como o tema foi tratado na campanha “desvirtuou” a discussão. Diante desses e outros fatores, a Foz e a Compesa decidiram demarcar publicamente o início da operação privada do saneamento. “A gente precisava de algo tangível já no começo”, afirma Tavares.

O plano prioriza as reclamações reincidentes de vazamento de esgoto, por cidades, bairros e ruas. Serão 1.641 trabalhadores, 24 horas por dia, distribuídos em equipes que atuarão, por exemplo, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, e na Rua da Hora, no Recife.

A melhoria vai alcançar 64 mil metros de redes de esgoto.

Confira a reportagem na íntegra e a lista completa dos locais que serão alvo do Plano de 100 Dias na edição impressa do Jornal do Commercio desta quarta (24).

TAGS
ppp da compesa ppp do saneamento PPP saneamento compesa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory