Preço do Sabonete apresenta uma variação de 688% , segundo pesquisa do Procon-PE

A instituição analisou 195 itens comercializados em sete supermercados do Recife e Olinda
Da editoria de economia
Publicado em 20/04/2016 às 19:00
A instituição analisou 195 itens comercializados em sete supermercados do Recife e Olinda Foto: Foto: Divulgação


Nestes tempos de dinheiro curto, pesquisar ainda é o melhor caminho para economizar. Uma pesquisa divulgada pelo Procon-PE nesta quarta-feira (20/04) mostra que os produtos de higiene pessoal lideraram as maiores variações de preços. O campeão da alta foi o sabonete com uma diferença de preço de 688,14%. O pacote de absorvente higiênico com oito unidades registrou uma alta de 524,11%. Também registraram altas muito expressivas: escova de dentes cerdas médias (368,72%), creme dental de 90 gramas (363,57%) e papel higiênico numa embalagem de quatro unidades de 30 metros (348,43%). Todas as comparações ocorreram entre produtos de marcas diferentes.

A pesquisa constatou que “o pernambucano, principalmente a classe média, está cada vez mais migrando para os estabelecimentos conhecidos como atacarejos, antes procurados apenas por comerciantes”, conta o gerente de fiscalização do Procon-PE, Flávio Sotero. Ele argumenta que, por causa dessa postura do consumidor, as redes de supermercado estão apresentando produtos com volumes maiores, os quais geralmente são mais baratos.

Segundo Sotero, o consumidor deve ficar bem atento, porque há produtos que aparentemente deveriam sair mais em conta e isso não está ocorrendo. “Descobrimos que as marcas próprias, em alguns casos, não estão com os preços mais atraentes. O mesmo ocorre com embalagens que deveriam ser mais baratas, como as de sachê que não estão”, afirma.

Sotero dá outra dica importante ao consumidor: observar o valor de referência que os supermercados deveriam oferecer para um mesmo produto comercializado em embalagens de vários tamanhos. O valor de referência mostra o preço do produto por quilo ou metro – comparando uma mesma medida padrão – o que dá chances ao cliente de perceber qual é a opção menos salgada. "É de extrema importância que o estabelecimento cumpra com a lei federal 10.962 que determina que as etiquetas devem conter o preço unitário, mas também de medida, ou seja, por quilo, litro ou cumprimento”, diz.

 A pesquisa avaliou a diferença de preço em  195 itens em sete supermercados do Recife e Olinda, incluindo três atacarejos (aqueles supermercados que vendem para atacadistas e consumidores finais) e quatro que pertencem a grandes redes varejistas. Os produtos que registraram as menores variações comparando marcas diferentes foram: saco de lixo de 60 litros (20,31%), ketchup de 390 gramas (28,90%), pizza em caixa mussarela/calabresa de 440 gramas (32,82%), frango resfriado por quilo (36,73%) e açúcar cristal (41,18%).


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