A produção do Polo Automotivo FCA Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é responsável por 23% do subsegmento de Suvs no Brasil. O grupo corresponde aos dois modelos produzidos em terras pernambucanas: o Jeep Renegade e o Jeep Compass. Já no subsegemtno pick-ups grandes, com representação do Fiat Toro, a produção local abrange uma fatia de um terço do mercado nacional. A planta completou dois anos de operação.
Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2017, apresentados no informe Sensor, nova publicação mensal produzida pela Agência Condepe/ Fidem, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. A divulgação é uma análise técnica das principais atividades econômicas com impacto no PIB de Pernambuco.
A publicação conclui que houve um crescimento rápido da participação da produção local no mercado nacional das subcategorias.
O resultado contrasta com o mercado nacional de automóveis, que enfrenta longa crise. Os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de abril, por exemplo, mostram uma baixa de 3,7% nas vendas em comparação ao ano passado, quando os índices já eram baixos. No acumulado deste ano, a queda vai a 2,4%.
Com a demanda por veículos ainda reprimida, o setor permanece com estoques elevados. Os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram abril com 216,4 mil veículos à espera de um comprador. O estoque é suficiente para 41 dias de venda, considerando o ritmo das vendas registrado em abril.