Flavia Picollo, da Accenture, participa do 20 Minutos na TV Jornal

Executiva fala da importância de atrair mulheres para o setor de tecnologia
Da editoria de economia
Publicado em 04/11/2017 às 7:00
Executiva fala da importância de atrair mulheres para o setor de tecnologia Foto: Divulgação


A diretora executiva da Accenture, Flavia Picollo, é a entrevistada de hoje no programa 20 Minutos, da TV Jornal, com o cientista político Antonio Lavareda. Empoderamento feminino no mercado de trabalho e na vida social é o tema da conversa. Há 16 anos na companhia, Flavia é exemplo mulher bem-sucedida no setor de tecnologia, onde a presença feminina ainda é discreta. Radicada no Recife há quatro anos, ela comanda a operação local e lidera todo o grupo de tecnologia da empresa no Brasil. O 20 Minutos é exibido às 19h20, na TV Jornal, e também pode ser conferido no domingo (5), às 11h40, na Rádio Jornal e na segunda (6), às 8h30, na TV JC.

Com sede nos Estados Unidos, a Accenture é uma gigante mundial da área de consultoria digital e tecnologia da informação. A multinacional tem 411 mil trabalhadores espalhados por 120 países. No Brasil, Recife se posiciona como a segunda maior praça da empresa (atrás apenas de São Paulo), com 1,6 mil funcionários.

A Accenture tem meta de alcançar um balanço de gênero de 50% de mulheres e 50% de homens até 2025. Para atingir o objetivo, desenvolve o programa Aweke (Accenture Women are Key). “É um alerta para que as mulheres acordem, despertem para uma carreira na área de tecnologia. Que isso é possível e divertido”, afirmou durante a entrevista.

Questionada por Lavareda sobre o exemplo de países escandinavos que estabelecem programas de cotas para mulheres nos conselhos de administração (entre 30% e 50%), Flavia pondera que a obrigação é negativa. “Sou contra o estabelecimento de cotas. A gente quer encontrar talentos e desenvolver habilidades e não ter apenas uma meta numérica. As mulheres precisam estar aptas a serem promovidas”, defende. A executiva acredita que faltam modelos femininos inspiradores a serem seguidos na área de tecnologia, lembrando que existe um preconceito de que tecnologia é difícil e coisa para nerd.

Durante a entrevista, Lavareda apresenta vários dados que marcam a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e na política. No Congresso Nacional, por exemplo, as mulheres representam apenas 10% dos parlamentares. Nas empresa brasileiras, em média, apenas 36% dos cargos de gerência são ocupados por elas, enquanto no topo das corporações essa participação cai para 10%. Quando se fala de salários a situação é ainda pior, com as mulheres recebendo (em média) três quartos da remuneração dos homens. Nos cargos de liderança essa proporção é de 68% do valor.

RECIFE

Durante a entrevista, Flavia Picollo também comenta a importância estratégica da capital pernambucana para a Accenture. Depois de desembarcar no Porto Digital em 2010 e de inaugurar o maior centro de inovação da América Latina este ano, a empresa tem plano de dobrar sua operação por aqui, num prazo de dois anos. Em dezembro, será inaugurado o sexto prédio da companhia na cidade.

Maior empregadora do setor de TI em Pernambuco, a companhia tem 1,6 mil colaboradores e vai dobrar esse número em dois anos. “Até o final do ano, vamos passar de São Paulo em tamanho”, adianta Flavia.
Em abril, a companhia inaugurou no, Armazém 12 do Porto do Recife (em frente ao Marco Zero), o Innovation Center (maior centro de inovação da empresa na América Latina).

TAGS
Accenture 20 minutos antonio lavareda flavia picollo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory