Saiba onde abastecer nesta terça-feira no Grande Recife

Em contrapartida aos outros dias, motoristas e motociclistas têm mais opções nas Zonas Norte, Sul, Oeste e Centro, além de estabelecimentos em Olinda
JC Online
Publicado em 29/05/2018 às 9:14
Foto: Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC


Atualizada às 11h27

Em mais um dia de busca por combustíveis, pernambucanos enfrentam filas nos postos de abastecimento da Região Metropolitana do Recife (RMR), na manhã desta terça-feira (29). Em contrapartida aos outros dias, motoristas e motociclistas têm mais opções nas Zonas Norte, Sul, Oeste e Centro, além de estabelecimentos em Olinda. Em entrevista à Rádio Jornal, o diretor da Total Distribuidora de Combustíveis, Paulo Perez, afirmou que a estimativa de abastecimento em Pernambuco está em torno de 10%. 

"Estamos fazendo um desdobramento para melhorar essa situação. Se a gente conseguir fazer a programação de hoje desenhada, será ótimo. Ontem, a condição foi melhor, só que a gente tem algumas prioridades, que são as empresa de ônibus", explicou Paulo. 

"Na última segunda-feira (28), teve a saída de 80 carros. A expectativa é que ainda hoje saiam 120, mas as condições são muitos complicadas", acrescentou.

Confira a lista: 

Na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, carros e motocicletas podem abastecer em cinco postos diferentes. São eles: 

Posto BR-Petrobras, próximo à Honda, sentido Aeroporto - Mascarenhas;

Posto BR-Petrobras, em frente ao Geraldão;

Posto Shell, sentido aeroporto;

Posto Shell, sentido cidade;

Posto Petrobras - na Ribeiro de Brito, sentido Av. Recife, no bairro de Boa Viagem;

Depois da Habib's, na Abdias de Carvalho, o Posto BR - Petrobras, também está abastecendo. Também na Abdias, o posto Império está funcionando.

Na Rua Benfica, no bairro da Madalena, no posto Shell.

No centro, na Avenida Conde da Boa Vista, o Posto BR-PETROBRAS. 

No Pina, os postos Federal e BR, na Antonio de Góes.

A TDC Distribuidora confirmou que quatro postos de combustíveis receberam um carregamento que está sendo vendido à população em geral:

Posto Total Três Açores - Na Estrada de Belém, Campo Grande;

Posto Total Cancun - Na Estrada de Belém, Campo Grande;

Posto Total Ferraz - Na Estrada de Belém, Campo Grande;

Posto Total Ferraz -Na Av. Maria Irene, Jordão;

Posto BR na PE-15, em Ouro Preto, Olinda, próximo ao viaduto

Novas regras

Para que todos os motoristas tenham acesso ao combustível, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) divulgou, nesta terça-feira (29), novas regras para o abastecimento de combustível durante a paralisação dos caminhoneiros, que completou nove dias. 

A orientação aconteceu por meio de nota, onde o Procon-PE informou que os postos de gasolina da Região Metropolitana do Recife (RMR) estão sendo notificados. Ainda na nota, a empresa afirma que as regras valerão enquanto a greve persistir.

Saiba quais são as regras:

- A limitação de 30 litros de combustível para veículos, por abastecimento, e de 10 litros, quando se tratar de motocicleta;

- O abastecimento estará condicionado à apresentação do documento do respectivo veículo, desde que também respeitada a ordem da fila no posto de combustível;

- O abastecimento em recipientes será permitido, desde que também seja apresentado o documento do veículo no nome da pessoa que se encontrar na fila, bem como o aludido recipiente cumpra as regras do INMETRO e da ABNT, visando à segurança da população pernambucana e conforme Nota Técnica divulgada pelo Corpo de Bombeiros. 

Impactos da crise no combustível

O cancelamento de voos programados chegou a pelo menos 6%. No total, 91 viagens deixaram de ocorrer até o início da tarde. E dez aeroportos continuam sem combustível, conforme a Infraero.

Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
A greve dos caminhoneiros acabou? Ainda não. Ela dura em todo o Brasil - Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Por isso, para levar combustível à população, uma escolta policial foi usada para deixar Suape - Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Ao todo, foram 50 caminhões abastecidos que deixaram Suape nesta segunda-feira - Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Esse total foi combinado com os próprios caminhoneiros, que fazem o protesto na saída de Suape - Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
- Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
- Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
- Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC
- Foto: Arnaldo Carvalho/Drone JC

 

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) alertou que alguns pontos de distribuição de GLP, o gás de cozinha, estão com estoque adequado, mas não tem botijões para encher, pois os vazios não estão chegando às bases.

A chegada de produtos às centrais de abastecimento ainda é prejudicada. Os oito dias de paralisação derrubaram em 46,5% a oferta de produtos na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). No total, os atacadistas deixaram de comercializar 29.419 toneladas.

Na Central Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), a situação não é diferente: 90% das lojas não abriram por não terem o que vender, e apenas 37 caminhões chegaram ao local. Em uma segunda-feira normal, 400 caminhões trazem produtos do interior do Rio e de outros estados à Ceasa.

Ainda no Rio, as escolas municipais suspenderam as aulas, pois funcionários, professores e alunos não conseguem chegar às escolas. Quase 30% das escolas particulares da cidade também pararam. As prefeituras de Niterói e Nova Iguaçu também suspenderam as aulas nas escolas municipais, e São Gonçalo anunciou que fará o mesmo nesta terça-feira.

No caso dos hospitais, a Secretaria Estadual de Saúde chegou a anunciar a interrupção das cirurgias eletivas, mas reavaliou a decisão e manteve as operações marcadas em cinco hospitais.

Os ônibus ainda operam com parte da frota na maioria das capitais, para economizar combustível.

TAGS
greve caminhoneiros combustíveis Grande Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory