Croácia vence Islândia e se classifica com 100% de aproveitamento

A Croácia passa para as oitavas na liderança e encara a Dinamarca no próximo domingo, às 15h
Vinícius Barros
Publicado em 26/06/2018 às 16:57
A Croácia passa para as oitavas na liderança e encara a Dinamarca no próximo domingo, às 15h Foto: Foto: Khaled DESOUKI / AFP


Mesmo com um time misto, a Croácia conseguiu superar a Islândia por 2x1 nesta terça, em Rostov, pela última rodada do grupo D da Copa do Mundo. Já classificada, a equipe fez um primeiro tempo apático e só acordou na segunda etapa. Badelj abriu o placar e, de pênalti, Sigurdsson igualou. Nos minutos finais, Perisic arrancou a vitória que deixou os croatas com 100% e aproveitamento.

A Croácia passa para as oitavas na liderança e encara a Dinamarca no próximo domingo, às 15h, em duelo na cidade de Nizhny Novgorod.

Jogo

Com a vaga nas oitavas já garantida, a Croácia foi a campo sem alguns dos seus destaques, como o meia Rakitic, do Barcelona, e os atacantes Mandzukic Rebic. Do outro lado, os islandeses vinham com força máxima para o confronto decisivo. Mas de destaque mesmo no começo só a cotovelada do croata Pjanca em Bjarnasson. O nórdico foi obrigado a sair de campo com sangramento no nariz.

Sem tanta inspiração e com erros de passes dos dois lados, as finalizações demoraram a surgir. A primeira a levar perigo surgiu em cabeçada de Magnússon, aos 25. Por pouco o lateral-esquerdo não abriu o placar após a bola percorrer toda a extensão da barra.

E a Islândia começou a gostar da partida. Aos 30, foi a vez de Sigurdsson assustar em cobrança de falta, defendida sem sustos pelo goleiro Kalinic. Ao passo que os nórdicos investiam nas bolas paradas como forma de sair na frente, os croatas seguravam o jogo, valorizavam a posse de bola e só atacavam sem correr riscos.

As melhores chances nórdicas na primeira etapa surgiram nos minutos finais. A primeira, nos pés de Finnbogason. Após roubada de bola perto da área da Croácia, o atacante recebeu o passe e chutou perto da trave adversária.Já aos 45, Bjarnasson pegou o rebote de um escanteio e soltou o disparo, defendido por Kalinic com o pé.

O arqueiro salvou outra vez em arremate de Gunnarsson, de fora. O volante bateu do lado direito e o camisa 12 fez bela defesa. As duas equipes foram para o intervalo com os nórdicos muito mias próximos de tirar o zero do placar.

No segundo tempo, os croatas acordaram para o jogo. O volante Badelj assustou aos cinco em disparo no travessão do goleiro Halldórsson. Logo depois, ele não perdoou e mandou para as redes em um belo sem pulo. Empurrada, pela barulhenta torcida, a Islândia não esmoreceu. Ingason quase igualou pelo alto.

A insistência foi recompensada. Em ataque pela direita, o zagueiro Lovren meteu o braço na bola e o juiz Antonio Mateu marcou pênalti. Na cobrança, Sigurdsson não decepcionou e converteu: 1x1. No duelo contra a Nigéria, o camisa 10 havia desperdiçado.

A busca pela virada islandesa acabou dando brechas na defesa, falha aproveitada pelos croatas. Em jogada pela esquerda, Perisic teve espaço para progredir e, da entrada da área, bateu no canto de Halldórsson: 2x1. 

Ficha do jogo:

Islândia: Halldórsson; Saevarsson, Ingason, R.Sigurdsson (Sigurdarson) e Magnússon; Gunnarsson, Hallfredsson, J. Gudmundsson, Bjarnason (Traustason) e Sigurdsson; Finnbogason (A. Gudmundsson). Técnico: Heimir Hallgrímsson

Croácia: L. Kalinic; Jedvaj, Corluka, Caleta-Car e Pivaric; Badelj, Kovacic (Rakitic), Perisic e Modric (Bradaric); Pjaca (Lovren) e Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic.

Local: Arena Rostov. Árbitro: Antonio Mateu, auxiliado por Pau Cebrian Devis e Roberto Díaz Pérez (todos da Espanha). Gols: Badelj, aos sete minutos do 2º tempo e Perisic aos 41 do 2º tempo (Croácia); Sigurdsson, aos 30 minutos do segundo tempo (Islândia). Cartões amarelos: Pjaca e Jedvaj (Croácia); Finnbogason, Hallfredsson e Saevarsson (Islândia)

TAGS
Croácia jcnomundial islândia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory