A pernambucana Yane Marques conquistou a medalha de bronze na disputa feminina do Campeonato Mundial Militar de pentatlo moderno, nesta sexta-feira, em Warendorf, na Alemanha. Com esse resultado, ela encerra a temporada de competições de 2016 e volta ao Recife par tirar merecidas férias. As outras duas pernambucanas na disputa, Larissa Lellys e Priscila Oliveira, encerraram a competição nas 18ª e 23ª colocações, nessa ordem. No total, 34 competidoras brigaram pelo pódio na Alemanha. No somatório geral, as brasileiras também levaram o bronze por equipes.
Yane começou o dia com uma excelente esgrima. Finalizou no segundo lugar da modalidade, após conquistar 28 vitórias e perder oito duelos. Na natação, ela manteve a regularidade com o tempo de 2min18seg. No hipismo e no evento combinado (de tiro e corrida), ela administrou a vantagem para chegar ao pódio.
Agora, a pernambucana vai dar uma pausa nos treinos e nas competições para curtir as férias. Depois de algumas semanas de descanso ela volta a pensar na rotina do alto rendimento. De qualquer forma, ela já adiantou que não vai encarar o ano de 2017 com a mesma intensidade de antes. Aos 32 anos, ela já pensa na possibilidade de aposentadoria, mas também não descarta a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Neste sábado é a vez do pernambucano Felipe Nascimento e do carioca William Muinhos disputarem a final masculina do Mundial Militar, na Alemanha. Diferente das mulheres, a dupla encarou a etapa eliminatória na última quarta-feira. Felipe avançou à decisão com o 9º melhor resultado do Grupo A – o 11º colocado geral. Na grande final, a dupla brasileira encara outros 34 rivais .