O Sport tem mais um estímulo para vencer o líder Palmeiras, nesta segunda-feira (4), 20h, na Ilha do Retiro. É que o estádio Adelmar da Costa Carvalho, popularmente conhecido por Ilha do Retiro, completa nesta data 79 anos. A praça esportiva foi inaugurada com clássico Sport x Santa Cruz, vencido pelos anfitriões por 6×5.
O terreno de número 56, na freguesia de Afogados, Ilha do Retiro foi comprado no no dia 3 de março do ano anterior. As dimensões eram de 14 hectadores e considerado em bom estado de conservação. A curiosidade é que a partida de abertura foi marcada para às 8h50, mas só começou às 10h devido a um temporal que desabou sobre a cidade. Daniz abriu o placar para o Sport. Danzi e Tará fizeram os dois primeiros gols de Sport e Santa, respectivamente. A cada gol dos donos da casa, os corais respondiam até que no final da partida, Haroldo Praça, cujo nome batiza a sala de imprensa da Ilha, anotou o gol da vitória.
O Sport entrou em campo com a seguinte formação: Muniz, Morato e Gelsomino; Ernesto, Ademar e Amarino; Haroldo, Djalma, Danzi, Pitota e Pedro. O Santa Cruz jogou com: Neco, Sidinho II e João Martins; Ademar, Rubem e Ernane; Malaquias, Lauro, Tará, Sidinho I e Siduca.O primeiro jogo oficial aconteceu uma semana depois, quando o Sport enfrentou o Tramways, pelo primeiro turno do Campeonato Pernambucano. O empate por 2×2 deu a primeira etapa da competição ao adversário.
COPA - A notícia de que receberia um jogo da Copa do Mundo de 1950 forçou a primeira reforma na Ilha do Retiro. Para receber Chile x Estados Unidos a arquibancada foi aumentada. Novos vestiários e túneis de acesso ao gramdo para jogadores e juízes foram construídos. Por fim, ergueu-se um alambrado para separar a torcida do campo. No dia 27 de abril, a CBD aprovou o estádio em vistória. O jogo aconteceu no dia 2 de julho de 1950 e o Chiel venceu por 5×2.
Apenas três anos depois iniciou-se nova reforma, desta vez para comemorar os 50 anos do clube, dali a dois anos. Foi construído um novo lance de arquibancada, instalada a iluminação, poço artesiano, campo de treinamento, bilheterias e portão olímpico. Presidente nessa época e grande patrocinador das reformas, Adelmar da Costa Carvalho terminou tendo seu nome emprestado para batizar a praça esportiva.
JOGOS - Além do único jogo de Copa do Mundo em todo Norte/Nordeste, a Ilha foi palco das maiores conquistas do Sport, destacando-se aí os três títulos nacionais do clube: Campeonato Brasileiro (1987), Copa do Brasil (2008) e Campeonato Brasileiro Série B (1990). O recorde de público oficial foi estabelecido na final do Campeonato Pernambucano de 1998, com 56.875 pessoas, no dia 7 de junho. O Sport venceu o Porto por 2×0 e sagrou-se tricampeão.