Agora que o Sport zerou o risco de rebaixamento, ao chegar aos 44 pontos no Campeonato Brasileiro da Série B 2019, é possível observar as probabilidades quanto ao acesso do Leão. Desde a 17ª rodada da competição sem sair do G4, o time pernambucano tem o segundo maior percentual de subida de divisão, atrás apenas do Bragantino, líder da Segundona.
Nas probabilidades do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport aparece com 81,4% de chance de acesso. O time paulista tem 99,28% de certeza na vaga da Série A da próxima temporada. Mesmo em 3º na tabela de classificação, o Rubro-negro aparece à frente do vice-líder Atlético-GO, que perdeu na abertura da 26ª rodada, por 2x0, diante do Guarani e estacionou nos 45 pontos.
O Leão pernambucano volta a entrar em campo na noite desta quinta-feira (3), contra o Vitória, na Arena Fonte Nova, às 21h30. Contra um time quase zerado na possibilidade de acesso (os baianos somam 25 pontos, na 18ª colocação, com 61,3% de probabilidade de queda para a Série C), o Sport pode assumir a segunda colocação.
A garantia de acesso, de acordo com os matemáticos, está em 68 pontos. Ou simplesmente quatro vitórias e dois empates em 13 jogos pela frente. Mas, se é o título que o Sport busca agora, essa pontuação talvez não seja suficiente. O cálculo mostra o clube rubro-negro com 11,1% de chance de levantar a taça da Série B. Para driblar a estatística, basta aumentar o aproveitamento nas rodadas restantes.