Apesar de surto do coronavírus, não haverá bloqueio de brasileiros que vêm da China

O governo chinês também fez recomendações à sua população sobre viagens ao exterior
Estadão Conteúdo
Publicado em 29/01/2020 às 17:49
O governo chinês ainda teria atrasado em duas semanas o número de casos de infectados quando a pandemia teve início na cidade de Wuhan Foto: Foto: Nicolas Asfouri/AFP


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou nesta quarta-feira, 29, que não haverá bloqueio de brasileiros que retornem de viagem da China, epicentro da infecção do coronavírus.

A expectativa do governo é que haja redução do fluxo de viagens para o país asiático. "Esse número vai reduzir, pois a recomendação é que os brasileiros pensem três vezes antes de marcarem uma viagem para o país. Isso diminui o número de retornos", afirmou.

Leia mais: OMS convoca reunião nesta quinta-feira para decidir sobre emergência global por coronavírus

Leia mais: Entenda o que o coronavírus tem a ver com a economia brasileira

Leia mais: Prefeitura do Recife adotará medidas de precaução contra o coronavírus

O governo também espera que haja menos chineses viajando para o Brasil nos próximos dias. Isso porque o governo chinês fez recomendações sobre viagens para o exterior para a população.

"Temos a informação de que essa recomendação pode mudar de status e ter uma restrição maior por parte do país. Mas não é atribuição nossa e não haverá interferência nessa questão", afirmou.

Nove casos suspeitos no Brasil

Segundo dados apresentados pelo ministério, foram confirmados 6 065 casos no mundo. Desse total, 5.997 foram China, onde o vírus já causou a morte de 132 pessoas. Outros 68 casos foram identificados em outros 15 países. No Brasil, nenhum caso foi confirmado até o momento. Os dados atualizados apresentados hoje pelo Ministério da Saúde são de que há no País nove pacientes com suspeita do coronavírus, mas nenhuma confirmação.

TAGS
coronavírus china Brasil Brasileiros
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory