O dia longo de votação nos Estados Unidos definirá quem será o novo presidente do país mais influente do mundo. A democrata Hillary Clinton e o Republicano Donald Trump disputam a vaga na Casa Branca, em Washington. Por meio da ferramenta Vote Castr, mecanismo de projeção de votos em tempo real, é possível conferir a atualização dos resultados.
Leia Também
Cerca de 120 milhões de estadunidenses vão as urnas nesta terça-feira (8) escolher o 45º presidente. O sistema de votação do país é indireto e o presidente é eleito por um colégio eleitoral. Os votos dos eleitores de cada estado (ainda que dados para candidatos específicos) servem para eleger os delegados em cada Colégio Eleitoral.
Os 50 estados norte-americanos e mais a capital Washington têm um número definido de delegados no colégio eleitoral, que é proporcional ao tamanho de cada unidade territorial. Como há 538 delegados, para que um candidato ganhe as eleições presidenciais é preciso alcançar metade do total mais um. Ou seja, precisa ter 270 votos.
O resultado da eleição, se tudo correr bem, já poderá ser conhecido ao fim do dia de votação, como foi o caso de Barack Obama. As características da legislação e as leis estaduais podem complicar a contagem dos votos e atrasar a decisão final.
Flórida, Ohio e Pensilvânia são considerados so estados decisivos pelos candidatos.