Capturados 20 guerrilheiros do ELN na Colômbia

A operação conjunta é realizada no município de Montecristo contra o grupo guevarista
AFP
Publicado em 01/01/2017 às 21:05
A operação conjunta é realizada no município de Montecristo contra o grupo guevarista Foto: Foto: AFP


As autoridades da Colômbia capturaram neste domingo (1º) 20 guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), entre eles oito menores, em uma operação no norte do país, informou o Ministério da Defesa.

"Com golpe no #Eln, nossas @FuerzasMilCol e @PoliciaColombia recuperaram 8 menores de idade, recrutados por esta organização" no departamento (estado) de Bolívar (norte), informou o ministério em sua conta no Twitter.

A operação conjunta, que continua em andamento, é realizada no município de Montecristo contra o grupo guevarista, a única guerrilha ativa no país depois do acordo de paz alcançado em novembro entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxistas).

O ELN, que pegou em armas em 1964 por influência da revolução cubana, está em conversações de paz preliminares com o governo de Juan Manuel Santos.

EXIGÊNCIA

No âmbito destes diálogos, as partes acordaram em março o início da fase pública de conversas, prevista para 27 de outubro, em Quito, mas foi suspensa por Santos até que o grupo rebelde liberte o ex-congressista Odín Sánchez. 

Refém desde abril, Sánchez se tornou para o governo a chave para iniciar as conversações. O ELN, por sua vez, pede o indulto de dois rebeldes presos. As duas partes acordaram se reunir em 10 de janeiro para avançar nas negociações.

TAGS
Colômbia eln
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory