O ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, será o novo diretor financeiro do Banco Mundial (Bird). Esse é o principal cargo financeiro da instituição sediada em Washington, nos Estados Unidos.
A notícia foi informada pelo representante brasileiro do Fundo Monetário Nacional (FMI), Otaviano Canuto, em debate aberto realizado na capital dos EUA e só deve ser oficialmente anunciada na próxima segunda-feira (11). No entanto, o Bird não se pronunciou sobre o assunto. Logo, não há data definida para o ex-ministro assumir o posto.
Entre as atribuições do cargo (em inglês: Chief Financial Officer- CFO), Levy será responsável por, entre outras coisas, desenvolver produtos financeiros.
No Bird, Levy substituirá o francês Bertrand Badré, que assumiu o posto em dezembro de 2012. E fica abaixo apenas do presidente da instituição, Jim Yong Kim
Este é o segundo cargo internacional ocupado por Levy. Em 2006, o ex-ministro foi vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), posição que ocupou por oito meses.