TSE manda arquivar ação do PT contra Luciano Huck, Faustão e Globo

O PT moveu uma ação contra a emissora e os apresentadores alegando campanha eleitoral antecipada de Huck durante participação no programa de Faustão
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/02/2018 às 16:58
O PT moveu uma ação contra a emissora e os apresentadores alegando campanha eleitoral antecipada de Huck durante participação no programa de Faustão Foto: Foto: Reprodução


O ministro Napoleão Nunes Maia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou arquivar nesta quinta-feira (15) uma ação movida pelo PT contra a Rede Globo e os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva.

Para o partido, houve campanha eleitoral antecipada durante a participação de Huck no programa "Domingão do Faustão", que foi ao ar em 7 de janeiro.

O ministro, no entanto, entendeu que, como Huck já afirmou publicamente e reiterou à Justiça Eleitoral que não será candidato à Presidência da República, "inexiste qualquer elemento minimamente confiável que possa lastrear o pedido apresentado".

"O Poder Judiciário analisa fatos e direitos postos nos autos, cuja veracidade, neste caso, é a de que o Representado Luciano Grostein Huck não é candidato no pleito de 2018, como ele afirma e reitera na sua defesa, integrada neste processo, perante esta Corregedoria Eleitoral", diz a decisão.

O ministro também afirmou que os dois autores da ação, o deputado Paulo Pimenta (RS) e o senador Lindbergh Farias (RJ), "carecem de legitimidade ativa" para propor a ação, pois a legislação eleitoral determina que esse tipo de representação deve ser feita por "partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral".

 

TAGS
luciano huck Faustão eleições
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory