Humberto Costa defende nome de João Paulo para a Prefeitura do Recife

Senador, que é líder do PT, descartou a possibilidade de colocar seu nome na prévia partidária
Mariana Araújo
Publicado em 16/02/2016 às 7:00
Senador, que é líder do PT, descartou a possibilidade de colocar seu nome na prévia partidária Foto: Foto: Divulgação


O senador Humberto Costa (PT) defendeu o nome de João Paulo (PT) para a disputa da Prefeitura do Recife, neste ano. Para Humberto, o ex-prefeito é o melhor quadro dentro do partido para enfrentar a eleição contra o atual gestor, Geraldo Julio (PSB). Há duas semanas, João Paulo reforçou que seu nome seria o mais cotado entre os dirigentes nacionais do PT para a Prefeitura do Recife. Em 2012, Humberto encabeçou uma chapa, com João Paulo na vice, mas a dupla ficou em terceiro lugar na disputa, com 17,43% dos votos, perdendo para Geraldo Julio, que foi eleito com 51,15% dos sufrágios e Daniel Coelho (PSDB), que obteve 27,65%.

“Eu acho que é o nome que reúne mais condições de fazer uma campanha fote do partido. Porém, isso é uma decisão que não é minha, é uma decisão do partido e dele”, disse Humberto. Para o senador, o partido poderá mostrar realizações que fez na cidade, comparando com a gestão socialista. “O PT nos 12 anos mudou a face da cidade. Isso permite fazer um comparativo com a gestão atual. Acho que nós fomos muito superiores no que a gente fez ao longo do tempo em relação à gestão atual. E acho que João Paulo representa bem essa composição”, explicou. Humberto considera, ainda, que a eleição no Recife será decisiva para a reestruturação do partido no Estado.

O parlamentar descartou, ainda, que possa disputar a prévia do PT para a capital. “Não há hipótese disso. Eu tenho uma responsabilidade nacional importante. Acho que nesse momento, o meu nome não seria o mais adequado para unir o partido e outras forças. Eu acho que eu tenho uma contribuição importante a dar no parlamento. Hoje, não estaria disposto a trocar esse papel que eu tenho hoje a uma ação no Executivo, mesmo que seja uma coisa importante como governar uma cidade como o Recife. Isso é uma coisa totalmente descartada”, declarou.

Humberto defendeu, ainda, uma aliança com o PTB, e não o lançamento de candidaturas múltiplas no Recife. “Precisamos conversar com o PTB para ver qual é a melhor estratégia. Há quem defenda uma ideia de múltiplas candidaturas. Eu acho que é bom que haja múltiplas candidaturas, mas no campo de lá. No nosso campo, eu acho que a gente devia tentar se unir. Por isso eu acho que a gente deveria sentar para conversar sobre qual é amelhor estratégia”, disse.

Segundo João Paulo, ainda não houve avanços para definir a escolha do seu nome para a eleição no Recife. “O partido vai iniciar processo de discussão interna, mas tem que esperar até março para ver cenário nacional e local”, disse. No dia 4 de março, a Executiva municipal do PT tem uma reunião agendada, onde deverá discutir a candidatura. Uma das expectativas é que o PSB definina quem será o seu vice, se permanecerá Luciano Siqueira (PCdoB) ou se poderá atrair outra legenda, como o PMDB. 

João Paulo afirmou que o PCdoB é um partido pelo qual ele tem “muita simpatia”. Luciano foi seu vice nas duas gestões, de 2001 a 2008. As duas legendas iniciam em breve os debates sobre o possível retorno da aliança.

OUTRO LADO 

Já do lado o PTB, a tese continua sendo o de lançamento de múltiplas candidaturas de oposição. O principal nome cotado para o Recife é do líder da oposição na Assembleia Legislativa, Silvio Costa Filho. “Nossa opinião é de que estrategicamente deveria ter múltiplas candituras no primeiro turno, seria inteligente no nosso campo ter mais de uma, com o PTB, PT, PSOL. E ainda tem Daniel Coelho (PSDB), Priscilla Krause (DEM), Sérgio Magalhães (PMN). Quanto mais candidaturas no campo de oposição, melhor, para levar para o segundo turno”, avaliou o deputado José Humberto, presidente do PTB-PE. Segundo o parlamentar, ainda não há data para definição do PTB sobre a candidatura no Recife.

TAGS
humberto costa joão paulo Prefeitura do Recife eleições 2016 PT
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory