Recife

Geraldo Julio sai em defesa dos vereadores do Recife

Para o prefeito, momento atual é de muitas críticas à classe política. Vereadores aumentaram os seus próprios salários em 29,7% na última sessão do ano

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 26/12/2019 às 19:17
Foto: Diego Nigro/Arquivo JC Imagem
Para o prefeito, momento atual é de muitas críticas à classe política. Vereadores aumentaram os seus próprios salários em 29,7% na última sessão do ano - FOTO: Foto: Diego Nigro/Arquivo JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 20h25

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) saiu em defesa do papel dos vereadores na vida da população durante o seu discurso na inauguração do Compaz Miguel Arraes, na manhã desta quinta-feira (26). No último dia 18 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou um aumento de 29,7% dos salários dos vereadores durante a última sessão legislativa do ano. 

"A política tem um papel importante na vida das pessoas e tem relevância. Não adianta tentar atacar, o povo que precisa dos governos sabe a importância e a relevância que as prefeituras e governos têm. Por isso eu peço uma salva de palmas para os nossos vereadores, o trabalho que eles fazem", pediu Geraldo. Estavam presentes no evento os vereadores Augusto Carreras (PSB), Aderaldo Pinto (PSB), Samuel Salazar (MDB), Ricardo Cruz (Cidadania), Chico Kiko (PP), Hélio da Guabiraba (Sem partido), Davi Muniz (PATRI) e Luiz Eustáquio (PSB). 

Para Geraldo, o momento atual é de muitas críticas à classe política. "Se diz que a política não tem ninguém trabalhando, que as instituições não valorizam a população, os governos não tem entrega, não são relevantes na vida do povo. Eu quero aqui destacar a importância que as instituições têm na vida do povo, a relevância que os governos, que as prefeituras têm na vida do povo, que os vereadores têm na vida do povo e cada uma das comunidades e segmentos que representa", afirmou o prefeito. 

O prefeito defendeu que, sem o trabalho dos governantes, Recife não teria todos os equipamentos públicos disponíveis para a população recifense. "O Recife não teria hospital da mulher, não teria Upinha, não teria Compaz, não teria obras e morros, ruas pavimentadas, muita coisa que foi feita pela política", afirmou o socialista. 

Aumento

O salário dos vereadores recifenses de R$ 14.635,00 passará a ser de R$ 18.980,00. As mudanças só passarão a valer para a próxima legislatura, em 2021.

O aumento foi alvo de críticas da sociedade civil organizada, que lançou um abaixo-assinado contra a medida, e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE). A instituição divulgou nota classificando o reajuste como "demonstração de insensibilidade". Advogados também entraram com ações na Justiça contra o Decreto Legislativo aprovado.

Por meio de nota, a Câmara do Recife afirmou que o aumento tem respaldo na Constituição Federal e no Regimento Interno da Casa. Na justificativa do projeto, é apontada a "perda do poder aquisitivo" dos vereadores uma vez que as suas remunerações foram ajustadas pela última vez no ano de 2011, na época em 62%. 

Últimas notícias