Jeito de bailarina

Técnicas do balé adaptadas para academias de ginástica conquistam o público
Valéria Oliveira
Publicado em 26/07/2015 às 8:01
Técnicas do balé adaptadas para academias de ginástica conquistam o público Foto: Foto: Guga Matos/JC Imagem


Quando se fala em queimar calorias e manter a boa forma, a dança é uma das modalidades mais procuradas nas academias. Além de melhorar o condicionamento físico e auxiliar na perda de peso, alguns tipos deixam o corpo torneado e esculpido. É o caso do balé fitness, que leva as técnicas do balé clássico para as aulas de ginástica. A modalidade estourou em São Paulo, mas já é sucesso nas academias de todo o País. A técnica, que promete resultados rápidos e um corpo definido, conquistou famosas e anônimas e também caiu no gosto das recifenses.

A modalidade foi desenvolvida há cerca de dez anos por Betina Dantas, educadora física e bailarina formada pela Royal Academy of Dance de Londres, uma das maiores instituições de balé clássico do mundo. A técnica surgiu por conta de uma lesão no tornozelo, que forçou a bailarina a parar as aulas. “Tive uma torção crônica no tornozelo e não podia mais usar sapatilha de ponta. Senti que meu corpo foi perdendo a definição e ficando mole (risos). Eu não gostava de musculação e para continuar com o físico de bailarina, decidi montar uma aula diferenciada”, explica Betina.

Segundo a bailarina, inicialmente, a aula foi criada com o objetivo de ajudá-la a superar a lesão, mas algumas amigas se interessaram, outras pessoas começaram a conhecer a técnica e foi aí que o sucesso nasceu. Diferente da aula convencional, o balé fitness mescla passos técnicos do balé clássico com exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões. “O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria (contração que não gera movimentos) e sustentação muscular nos exercícios”, esclarece a bailarina. 

Um teste realizado por um profissional de medicina esportiva, que monitorou uma aula, constatou que a modalidade proporciona melhora no tônus muscular, na flexibilidade, respiração e equilíbrio. Também ajuda a trabalhar a postura e deixar o corpo mais longilíneo. Com apenas meia hora de aula é possível queimar mais de 700 calorias, com um desgaste físico menor se comparado com os mesmos 30 minutos de corrida.“A aula mescla o aeróbio com o anaeróbio, trazendo força e, ao mesmo tempo, leveza e graciosidade, como poucas modalidades conseguem. É uma aula power, que trabalha bastante com o cardiovascular, promovendo a queima de calorias e, consequentemente, perda de peso”, afirma Betina Dantas.

O fato é que a modalidade se tornou a queridinha das mulheres nos quatro cantos do País. No Recife, a única academia licenciada que oferece o balé fitness é a Bodytech do Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital. No local, a procura pela modalidade é tão grande que obrigou a gerência a abrir novas turmas. As aulas, ministradas pela educadora física Bruna França, acontecem nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h, e nas terças e quintas, das 19h às 20h. “É a aula mais concorrida da academia. Geralmente temos 12 alunas por turma. Tivemos que criar uma lista de espera devido a grande procura. As meninas adoram, porque mesmo que seja um treinamento é divertido”, afirma o coordenador fitness da Bodytech, Luiz Alberto. 

A estudante de nutrição Ellen Cocino, 25 anos, é umas das muitas que se interessou pela prática. Adepta da modalidade há quatro meses, ela viu no balé fitness a oportunidade de realizar um sonho de infância. “Sempre quis fazer balé porque acho o corpo de bailarina lindo, transmite muita feminilidade, mas eu era muito desengonçada. Quando vi que o balé fitness era uma mistura da técnica com exercícios físicos, fiquei doida para fazer e procurei a academia só por causa disso”, conta. A estudante participa das aulas pelo menos três vezes por semana. Os resultados, garante, são perceptíveis. “A prática melhorou muito minha postura. Também aumentou o bumbum e a perna está mais durinha”, afirma.

Os benefícios proporcionados pela modalidade foram justamente o que incentivou a assistente social Renata Braga, 44, a procurar o balé fitness. “Decidi praticar para melhorar a minha postura corporal. A procura também veio muito do modismo e da curiosidade. É maravilhoso. Como trabalha muito exercícios de força e resistência, te dá mais condicionamento físico. A auto estima também melhora muito”, revela Renata. 

Para quem quiser se aventurar, outra boa notícia é que para praticar o balé fitness não é preciso ter conhecimento prévio da técnica. Aqueles que já têm intimidade com os passos, apresentam maior facilidade para acompanhar a aula, mas, segundo Betina Dantas, não é nada que prejudique quem está começando. O ideal é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. Pessoas adultas de qualquer idade podem praticar, o importante é ter disposição. Quem apresentar algum tipo de lesão deve consultar o médico antes de começar.

TAGS
corpo calorias ballet fitness balé fitness balé
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory