Na correria do dia a dia, com a rotina atribulada no trabalho e em casa, poucos profissionais param para se perguntar: eu tenho um emprego ou uma carreira? Ter um emprego significa que tenho uma carreira?
Em teoria, emprego é uma ocupação baseada em um contrato entre empregado e empregador. Se você recebe um salário para desempenhar determinada função em uma empresa, você tem um emprego. Mas isso não significa que você tenha uma carreira.
>> Nova coluna do JC discute mercado de trabalho, suas transformações e novos caminhos
>> TV Jornal 60 anos: Vigor, tradição e modernidade
Carreira é algo mais amplo, baseado em seus desejos, suas conquistas e sua satisfação em fazer algo que te faz feliz. Vamos imaginar a carreira é um caminho a ser percorrido e o emprego é a estrada que nos possibilita chegar no destino. Trocando em miúdos, emprego é uma atividade presente, carreira é a preparação do futuro. Emprego é curto prazo, carreira é longo. Emprego é temporário, carreira é permanente.
Não existe receita mágica para se ter uma carreira de sucesso, mas quanto antes você decide o que quer, onde quer chegar, melhor. Assim, seu foco e suas ações estarão alinhados e focados no atingimento dos seus objetivos. Não é necessário mudar de emprego diversas vezes para se ter uma carreira evolutiva e consistente. Numa mesma empresa, um profissional pode começar como estagiário e chegar à Diretoria na área que escolheu. Um trainee, por exemplo, pode se tornar o número 1 da área aos poucos, conquistando responsabilidades e credibilidade à medida que amadurece e solidifica seus conhecimentos.
>> Pesquisa mostra que solidariedade é maior entre moradores de favelas
>> O desemprego maior no Brasil está por vir e não será culpa da pandemia
Mas atenção, se você é um profissional que está na mesma função há 5, 10 anos, exercendo as mesmas atividades e tendo as mesmas responsabilidades, esteja certo de que tem um bom emprego. Se você busca novos conhecimentos, está sempre se atualizando sobre sua área e se preparando continuamente para o próximo passo, você está pensando no futuro e fomentando sua carreira dentro ou fora do emprego atual.
Para se ter uma carreira de sucesso é preciso persistência, foco e determinação. Gostar do que faz e ter prazer na atividade são essenciais e facilitam muito o atingimento dos seus objetivos. Afinal, imagina trabalhar numa área técnica quando seu maior talento é se comunicar, trocar ideias e experiências? Ou ser obrigado a lidar com números quando sua vocação é para as palavras? Não duvide que se você não fizer o que ama, não chegará a lugar algum.
>> Coronavírus: comércio e construção recuperam parte da perda de confiança
Se você não tem um plano de carreira, não sabe seu próximo passo e onde quer chegar, pare e faça isso agora. Afinal, ser bem sucedido fazendo o que gosta e ter uma carreira consistente e longeva exige dedicação, confiança e planejamento.