Carreiras e Mercado de Trabalho

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Por Felippe Pessoa
Carreiras e Mercado de Trabalho

Saiba como a gestão do tempo pode ajudar na melhor produtividade e na qualidade de vida

"Quem nunca achou que o dia deveria ter 48 horas para dar conta de tudo? O fato é que os compromissos são muitos e envolvem não só a vida profissional". Leia o texto de Felippe Pessoa

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Felippe Pessoa

Publicado em 12/04/2021 às 8:48
Aprender a gerenciar o tempo é importante para um dia mais produtivo - Michi S/Pixabay

Semana passada, falei, aqui na coluna, sobre a compulsão por trabalho e como isso, a longo prazo, pode prejudicar os resultados no trabalho e comprometer a qualidade de vida. Sem dúvidas, uma das melhores dicas para não se tornar um workaholic e ter equilíbrio na vida, é fazer uma boa gestão do tempo. Afinal de contas, o tempo é o mesmo para todos, o dia tem 24 horas e não privilegia ninguém.

Apesar disso, é muito comum ver pessoas reclamarem da falta de tempo diante das mil e uma responsabilidades e atividades do dia. Quem nunca achou que o dia deveria ter 48 horas para dar conta de tudo? O fato é que os compromissos são muitos e envolvem não só a vida profissional. O tempo tem que ser suficiente para relacionamentos, família, cuidar da saúde e de nós mesmos.

A organização e o planejamento podem ser a chave para administrar melhor o tempo e conquistar maior produtividade ao longo do dia; deslocamentos, falhas de comunicação e falta de planejamento são os fatores que desordenam a rotina e tornam o dia um verdadeiro caos. A sensação de chegar em casa cansado e não ter feito nada de concreto é frustrante e consequência da falta de disciplina em seguir uma rotina mínima. Afinal de contas, nada mais chato do que passar o dia apagando incêndio. O resultado disso pode ser cansaço excessivo, desmotivação e problemas interpessoais no trabalho e em casa.

É importante saber que a gestão do tempo é um processo de organização das atividades feitas por um planejamento que aproveite o tempo da melhor maneira, gerando mais resultados e eficiência. No passado, lidávamos com o tempo de outra maneira, mais tranquila; as cartas demoravam dias para chegar, as barreiras geográficas eram maiores e a comunicação mais lenta. Mas a tecnologia mudou esse cenário; estamos todos conectados, com smartphones nas mãos o tempo todo, e isso rompeu barreiras e eliminou a necessidade da presença física.

Hoje, conseguimos ter maior controle do nosso tempo, o que nos torna responsáveis pelas atividades do dia a dia e quanto nos dedicaremos ao trabalho, a família e a nós mesmos. Mas como fazer isso de maneira prática? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar com isso:

Planejamento é fundamental. Tenha seus planos diários, semanais, mensais e até anuais.

Escrever seus planos é a melhor forma de definir as ações que devem ser realizadas para atingir seus objetivos. Com planejamento, você se torna mais eficiente e atinge melhores resultados.

Definir um tempo para se dedicar a cada atividade é fundamental para não andar em círculos e não perder tempo em algo que não evolui.

Não é necessário ser tão rígido, mas ter um tempo médio para cada atividade vai lhe dar agilidade.

Para executar as atividades estabelecidas no seu planejamento, nada melhor que uma agenda. Com ela, você terá maior controle do tempo e não esquecerá seus compromissos.

A tecnologia oferece uma série de opções vinculadas ao e-mail ou em aplicativos de celular. Escolha a que mais gosta e não deixe de segui-la.

Quem fala sim para tudo, acaba ficando sem tempo para se dedicar as próprias metas. Por isso, aprenda a dizer não para aquilo que tira seu foco e lhe afasta dos seus objetivos.

Ajudar o chega de trabalho é gentil, mas se chega ao ponto de prejudicar sua rotina na empresa, diga não.

Estabeleça seus critérios de priorização das atividades. Pode ser o prazo de entrega, o grau de dificuldade da atividade ou a relevância daquela entrega para a empresa, mas tenha uma clareza da prioridade daquela atividade na sua rotina.

Isso evita atrasos e ajuda na qualidade das suas entregas.

Centralizar as tarefas faz com que você trabalhe mais, tenha uma agenda mais atribulada e ainda prejudica o time.

Delegar as atividades melhora a fluidez dos processos, contribui com resultados melhores e motiva a todos.

Por mais planejado que você seja, imprevistos sempre acontecem. Ao longo do dia, sempre surgiram atividades extras e fora da agenda. Não adianta se desesperar ou ser cartesiano demais.

Se planejar é importante sim, mas ser flexível também. Por isso, sempre tenha espaços entre uma reunião e outra e momentos livres na agenda para os imprevistos que surgem.

Com mais eficiência nas tarefas e melhores escolhas, você entenderá que é possível ter uma rotina de trabalho mais leve e ainda se dedicar a sua vida pessoal.

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