Ciro Gomes (PDT) declarou, na Rádio Jornal, que o "bolsonarista fanático está banido" nas eleições 2020. Refere-se ao resultado ruim dos candidatos mais radicais ligados à direita em pesquisas eleitorais até agora.
Se Bolsonaro seguisse sendo o radical conservador que se apresentava até alguns meses atrás, isso até seria verdade. Nem Bolsonaro é ainda um bolsonarista fanático.
A afirmação de Ciro, mesmo que não seja essa a intenção, é uma falácia. É verdade que bolsonaristas radicais vão amargar derrotas na maioria das cidades, mas Bolsonaro não estará com eles.
O presidente migrou para um grupo mais central e pragmático. Quer escapar de qualquer chance de impeachment. Recentemente, quando foi censurado por um seguidor por estar abraçado, literalmente, com um ministro do STF, disse que "precisava governar e conversava com todos".
A afirmação teve um tom de "eu cresci, cresça também". Foi uma lufada de realidade para muitos seguidores e o fim do que já foi jocosamente chamado de terraplanismo.
Muitos bolsonaristas vão vencer as eleições sim. Mas, não os que estão no radar de Ciro Gomes. Vão vencer os mais moderados e que estão na mesma vibração pragmática do presidente. Se Ciro não percebeu isso, precisa mandar o próprio radar pra manutenção.