A pesquisa Exame/Ideia com números sobre Pernambuco traz um resultado que chamou a atenção pela resistência de Raquel Lyra (PSDB) quando muita gente apostava que ela começaria a perder intenções de voto.
E vai além. Com margem de erro de 3 p.p. (confira a pesquisa abaixo e aqui), para mais ou para menos, a ex-prefeita de Caruaru aparece empatada, no limite, com Marília Arraes (SD). Sim, as duas lideram.
Raquel já foi líder nos levantamentos, até que Marília anunciou sua pré-candidatura. Desde então, imaginava-se que Raquel perderia força e poderia ser ultrapassada pelos adversários. Isso não está acontecendo.
E ela volta à liderança, agora dividida.
Anderson e Miguel estão empatados numericamente, com 12% e Danilo Cabral (PSB) demonstra alguma reação, mas com 8% ainda está bem longe do que se esperava para um candidato que tem o apoio do governo e tem se declarado como “o candidato de Lula” em Pernambuco.
É preciso considerar que não há levantamento anterior, então não tem como comparar esses números ainda.
Mas, o cenário não ter se alterado, com Raquel e Marília ainda liderando, faz pensar que um segundo turno com duas mulheres é possível. Seria o inédito dentro do inéditos. A ver.
Os números:
- Marília Arraes (SD): 24%
- Raquel Lyra (PSDB): 18%
- Miguel Coelho (União Brasil): 12%
- Anderson Ferreira (PL): 12%
- Danilo Cabral (PSB): 8%
- João Arnaldo (PSOL): 2%
- Jones Manoel (PCB): 1%
- Brancos e nulos: 8%
- Não sabem: 16%