OPINIÃO

Após conversa de André Ferreira com Bolsonaro, expectativa é que PSC ganhe novo protagonismo no governo

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 26/06/2020 às 7:23 | Atualizado em 26/06/2020 às 8:20
Foto: Roberto Soares/Alepe
O deputado estadual André Ferreira (PSC). - FOTO: Foto: Roberto Soares/Alepe

Protagonismo

Calou fundo a conversa do deputado André Ferreira (PE), líder do PSC, com o presidente Bolsonaro, durante café da manhã, esta semana. A expectativa é que o partido ganhe novo protagonismo no governo.

DF lidera violência contra idosos

O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior índice de denúncias de violações contra idosos, considerando o número de casos por habitantes. De acordo com o levantamento mais recente do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), em 2019, foram 32,7 denúncias de violações por 100 mil habitantes. No total, foram 989 casos. Com quase 3 milhões dos 16,2 milhões de habitantes do Centro-Oeste, o DF ocupa o primeiro lugar no ranking regional e o terceiro de todo o País.

Levantamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos revela 93,3 mil tipos de violações contra idosos, em 2019, no País. No ano passado foram denunciados 38.542 casos de negligência, 18.573 de abuso financeiro e econômico e 122 de discriminação contra idosos.

O critério “por 100 mil habitantes” permite comparar diferentes localidades, independentemente do tamanho da população.

TSE alega covid-19 para manter prefeito cassado

O prefeito de Presidente Figueiredo (AM), Romeiro Mendonça, é um prodígio. Cassado no TRE e TSE, em razão de patifarias na campanha de 2016, tem o incrível “talento” de se manter impune. Em abril, obteve do ministro Luiz Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, sua recondução ao cargo 20 dias depois de afastado. Alegou “pandemia”, apesar de o substituto estar apto à guerra contra o covid. Além disso, a condenação por improbidade e corrupção foi endossada pelo TSE.

O Ministério Público Eleitoral apelou contra sua recondução em 27 de maio, na luta para afastar Romeiro Mendonça dos cofres públicos. Salomão tem retirado o processo da pauta. Se o TSE não julgar o caso na terça (30), isso pode garantir o prefeito ímprobo, no cargo, até o fim.

Ao reassumir, o prefeito condenado por improbidade mandou fazer uma piscina de R$ 517 mil, em plena pandemia que tanto preocupa o ministro. O desatino do prefeito com a rica piscina fez o procurador Ruy Marcelo Mendonça requerer “ampla investigação” e a suspensão da obra.

Decisão histórica

O marco do saneamento vai modernizar o setor mais atrasado da infraestrutura. Investir em saneamento reduz doenças e, portanto, gastos em saúde pública. Sem contar os investimentos privados a caminho.

Ele não é assim

Viralizou o vídeo de Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dizendo um palavrão. Mas ao contrário do que sugere o episódio, o ministro costuma ser delicado e atencioso.

Sem pressa

O deputado JHC (PSB-AL), líder da frente da Economia Digital, pediu o adiamento da votação para garantir um debate maior sobre a lei das fake news. Para ele, o projeto, como está, abre caminho para censura.

Frase

Trabalho, trabalho, trabalho, com gestão integrada”, Carlos Alberto Decotelli, novo ministro da Educação, definindo suas prioridades

Parceria mantida

Ao contrário do que tem sido noticiado, segue a parceria com o governo dos Estados Unidos. Nesta quinta, o Brasil recebeu 200 respiradores. Segundo o embaixador Todd Chapman, é a “primeira leva de 1.000”.

Pauta alinhada

O vice Hamilton Mourão se reuniu quarta com os governadores da Amazônia Legal para alinhar ações de preservação e desenvolvimento. Participou da reunião o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

MAIS DE CLÁUDIO HUMBERTO

Comentários

Últimas notícias