Notas para o consumidor

Publicado em 04/01/2017 às 12:48
Foto: Foto: Marcos Santos/USP


Descontos em pagamento em dinheiro estão previstos em pacote econômico do governo Temer. Foto: Marcos Santos/USP O risco do dinheiro O site BBC Brasil mostrou em reportagem recente exemplos de países onde o dinheiro vivo está prestes a ser extinto. Estabelecimentos na Holanda, Suécia e até nos Estados Unidos se recusam a aceitar pagamento em dinheiro, por causa das altas taxas para depósito e da insegurança. Na contramão da tendência, o Brasil aprova descontos em compras em dinheiro. A decisão chega a ser preocupante, uma vez que não se pode ignorar os altos índices de violência no País e que o desconto deve estimular o uso do dinheiro. O CDC prevê que uma das obrigações do fornecedor é garantir a segurança do consumidor, mas isso está além dos esforços de qualquer empresário, já que estabelecimentos comerciais também são vítimas de assaltos diariamente. Segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito, o uso do cartão cresceu 9,4% na comparação entre o primeiro semestre de 2016 e o mesmo período do ano anterior. Atualmente, 60,9% dos empresários do varejo e de serviços recebem dinheiro, enquanto o cartão de crédito é mencionado por 51,5% e o de débito, por 41,2%, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL. As vantagens citadas do uso do cartão são: menor risco de inadimplência (47,8%), não ter que ir ao banco fazer depósitos (29%) e atrair novos clientes (23,6%). LEIA TAMBÉM » Começa a temporada de liquidações no Grande Recife; confira os descontos » Anvisa proíbe comercialização e distribuição de lote de arroz com excremento de roedor » Material escolar: variação nos preços pode chegar a 100,8% no Recife e em Olinda E-commerce cresce 11% O e-commerce brasileiro faturou R$ 53,4 bilhões em 2016. Isso corresponde a crescimento de 11% em relação a 2015. Para 2017, a previsão é que o setor alcance R$ 59,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Recall A Hyundai iniciou recall dos veículos Hyundai HB20, modelos 2013 a 2015. Mais informações pelo telefone 0800 770 3355. Ajuda para os intolerantes a lactose No início do ano, a Anvisa deve regulamentar as regras da declaração da presença e da quantidade de lactose nos rótulos. No dia 1º de janeiro, entrou em vigor a lei nº 13.305/2016, que trata da rotulagem de alimentos com lactose.
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