Aceitação de pets e comemoração de aniversários. Como os hotéis estão se reinventando na pandemia

Para atrair hospedes os hotéis de Pernambuco estão investido em novos serviços. Os atrativos têm despertado interesse do público local
Edilson Vieira
Publicado em 28/03/2021 às 8:00
AR LIVRE Piqueniques se tornaram opção de atividade em família em espaço aberto e sem aglomeração Foto: DIVULGAÇÃO


Este ano, a publicitária e comerciante Rhayanne Medeiros comemorou seu aniversário de 25 anos de uma maneira diferente. Sem poder viajar para o exterior, e nem aglomerar com amigos e familiares, ela teve a ideia de comemorar o aniversário de uma maneira mais intimista. “Como não podia juntar a minha família e nem ir para bares ou restaurantes decidi ir com meu marido para um hotel aqui mesmo no Recife. Escolhi um que estava oferecendo esse serviço e acabei me surpreendendo”. Rahyanne conta que da decoração do quarto ao buffet, incluindo o bolo de aniversário, tudo foi incluído no pacote do fim de semana e providenciado pelo próprio hotel.

Os hotéis estão usando a criatividade para driblar os reflexos das restrições impostas pela pandemia e que fez o setor fechar o ano de 2020 com uma perda de 90% nos negócios. O ano de 2021 também não começou bem para os hoteleiros. O cancelamento do Carnaval, o não retorno dos voos internacionais e a chegada da nova onda de contaminações pelo covid-19 forçaram o setor a se reinventar. Famílias locais estão ocupando as vagas deixadas pelos turistas estrangeiros. O turista de negócios que vinha participar de feiras e congressos, hoje é o executivo ou profissional liberal que paga uma diária para usar o quarto de hotel como home office. Neste cenário alternativo, os eventos também estão ganhando destaque.

O Bugan Hotel, braço hoteleiro da Rio Ave, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, está aproveitando datas comemorativas como bodas, aniversários e até mesmo momentos românticos para oferecer pacotes de serviços de hospedagem. Foi no Bugan que a Rhayanne Medeiros, do início desta matéria, comemorou seu aniversário.

“Criamos o cenário, decoramos e personalizamos o ambiente para os clientes curtirem esses momentos e poderem mudar a rotina de casa, com estrutura de alto padrão”, adiantou a gerente geral do hotel, Joselma Cavalcanti. Segundo ela, a intenção é a pessoa curtir a dois, com família ou até mesmo relaxar e descansar à vontade sozinha. Para evitar aglomerações neste tempo de pandemia, o hóspede pode agendar o uso da piscina e da academia. O Bugan já conta com pacote especial para a para a Páscoa em família, com direito a decoração no apartamento que inclui até pegadinhas de coelho.

ALTERNATIVAS

A Travel Consul, aliança internacional de marketing de viagens realizou, em junho do ano passado, uma pesquisa com 1.300 profissionais de turismo de 20 países, incluindo o Brasil, com o objetivo de apontar possíveis caminhos para o setor durante e após a pandemia. O estudo revelou que viagens e hospedagens com tudo incluso são os produtos de maior interesse do consumidor brasileiro no começo de 2021. O estudo mostra que a viagem individual e os resorts também estão entre os itens mais procurados. Ainda segundo a pesquisa, os resorts dão uma opção segura para as famílias se reunirem em seus núcleos, mais afastadas, fugindo de aglomerações.

Em Pernambuco, o Summerville, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul, seguiu a tendência e se tornou all inclusive agora em março, permitindo o acesso dos hóspedes à alimentação e bebidas durante 24 horas. Já o hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, adotou o conceito pet friendly, aceitando animais de estimação.
Para Carolina Pontes de Aguiar, executiva de vendas e marketing do Pontes Hotéis & Resorts, houve uma mudança no perfil do hóspede. Segundo ela, está crescendo a procura pelo turismo de lazer. “Estamos sendo procurados por pessoas da região e muitos do Recife mesmo. A procura por pernambucanos aumentou em torno de 20%. Gente que mora aqui e quer sair de casa, mas não quer ir para longe. Temos famílias que moram em Casa Forte e passam o final de semana em um hotel em Boa Viagem”, explicou.
Carolina revela que foi preciso mudar a estrutura de funcionamento e conceitos para se adaptar aos novos tempos. “O Mar Hotel, cuja procura maior era para o turismo de negócios, hoje está sendo procurado também para o lazer. No Atlante Plaza, já tínhamos o projeto de adotar o pet friendly mas, por conta do isolamento social e com as pessoas mais próximas de seus bichos de estimação, acabamos antecipando a inclusão desse tipo de hospedagem”.

A executiva afirma ainda que a rede de hotéis também investiu em pacotes românticos, para atrair casais que pretendem se afastar por uns momentos da rotina caseira. “Hoje temos três pacotes românticos, com serviços diferentes. Antes era algo voltado só para noivas, agora é uma tendência de hospedagem com boa procura”, diz a executiva. A diversificação das opções de hospedagem fez a rede Pontes Hotéis criar até um apartamento voltado para o público feminino, com detalhes que vão de espelhos maiores a flores naturais no quarto. Para Carolina, essa diversificação não supre a demanda que havia antes da pandemia, até porque a maior parte dos hospedes vinham de fora, do estado ou do País, mas é uma forma de substituição que traz novos conceitos que deverão se tornar permanentes.

DIVULGAÇÃO

Carlos Periquito, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em Pernambuco (Abih-PE), afirma que o foco da hotelaria mundial, e não apenas brasileira, é oferecer segurança para os hóspedes e os funcionários. Mas, com a redução drástica dos voos e a quase paralisação do turismo internacional, foi necessário se voltar para o turismo interno. “Hoje, em Pernambuco, temos 30% da ocupação que teríamos normalmente para esta época do ano. Veja, se o normal para este período era 80% de ocupação, então temos 24% de ocupação real”, calcula Carlos Periquito. O diretor da Abih-PE relata o esforço dos empresários para manter as equipes, reduzindo a carga horária e antecipando férias, mas é a hospedagem que vai garantir a sustentabilidade do negócio. “Hoje só viaja quem realmente precisa. Neste momento é preciso mostrar que o hotel é um lugar seguro, com protocolos rígidos de segurança e com novas opções de hospedagem”.

Carlos Periquito acredita que a criatividade é importante, e será mais importante ainda quando as restrições diminuírem. “Quando as praias reabrirem e os bares e restaurantes estiverem funcionando plenamente, já teremos hotéis funcionando como um ambiente seguro. Este será o momento do empresário usar de toda a sua criatividade”. O executivo revelou que a Abih-PE sugeriu ao governo do Estado e aos associados o lançamento de uma campanha de promoção do turismo assim que a fase mais dura das restrições passar.

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