Na próxima semana, o governo de Pernambuco deve anunciar outros indicadores de educação, desta vez relacionados à alfabetização, dentro do Programa Criança Alfabetizada. É grande a expectativa dos prefeitos, uma vez que ano passado o Estado decidiu modificar os critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), colocando avanços em educação como um dos critérios para definição do valor repassado para os municípios.
Nesta quarta-feira, o governador Paulo Câmara entregou o Prêmio Idepe, que homenageou escolas, cidades e Gerências Regionais de Educação (GRE) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe). No ensino médio da rede estadual, o Idepe 2019 ficou em 4,7, mesmo resultado de 2018.
O Programa Criança Alfabetizada, lançado em junho de 2019, teve a adesão de todos os 184 municípios pernambucanos. No anúncio da próxima semana, além de revelar as cidades com os melhores resultados, o governo também vai divulgar as escolas que mais se destacaram. A ação envolve mais de 20 mil professores das redes municipais e cerca de 3.500 colégios.