A Escola Municipal José Benício Filho, da cidade de Panelas, ficou com o melhor resultado entre as 3.800 unidades de ensino dos 184 municípios de Pernambuco que participam do Programa Criança Alfabetizada, promovido pelo governo estadual. Entre as cidades, o primeiro lugar ficou com Iguaraci, no Sertão do Pajeú. A iniciativa, lançada em junho do ano passado, teve o resultado do primeiro ano de atividades anunciado na manhã desta quarta-feira (30).
Ainda entre as unidades de ensino, a Escola Municipal Professora Janaina Mercia Freire Silva, de Custódia, ficou em segundo lugar e Escola Municipal Professora Judite Bezerra da Silva de Iguaraci obteve a terceira colocação. No grupo dos municípios que mais se destacaram estão, na segunda posição, Machados, no Agreste Setentrional, seguido de Brejinho, no Sertão do Pajeú, em terceiro lugar.
A cerimônia de premiação aconteceu na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A transmissão foi feita pelo Youtube da Secretaria Estadual de Educação e contou com a participação do governador Paulo Câmara e do secretário de Educação, Fred Amancio. Também o presidente da União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Pernambuco, Natanael Silva.
"Todos nosso esforço agora é concentrado na alfabetização de nossas crianças. Os resultados mostram um avanço. A gente quer que todos os alunos com no máximo 7 anos estejam alfabetizados na idade certa e com a qualidade necessária", destacou o governador Paulo Câmara.
"O programa continua, pois não é uma política de governo e sim do Estado. Temos muito o que fazer ainda. Mas como exemplo do que foi feito no ensino médio, com acompanhamento, gestão e incentivo, é possível melhorar a educação pública do nosso Estado", complementou.
O desempenho de todas as cidades e escolas participantes do programa pode ser consultado no site da Secretaria Estadual de Educação.
O programa atinge 3.800 escolas, 330 mil estudantes e 23 mil professores que lecionam turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. Os 50 colégios com melhores resultados, agraciados com o Prêmio Escola Destaque, receberão cada um R$ 80 mil como maneira de incentivá-los a continuarem o trabalho.
O programa prevê também apoiar financeiramente as unidades de ensino com as notas mais baixas. Essas 50 ganharão R$ 40 mil do governo de Pernambuco.
Veja as 20 escolas que mais se destacaram
Cidade Escola - Nota
PANELAS - ESCOLA MUNICIPAL JOSE BENICIO FILHO - Nota 10.00
CUSTODIA - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JANAINA MERCIA FREIRE SILVA - Nota 9.93
IGUARACI - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JUDITE BEZERRA DA SILVA - Nota 9.93
PETROLANDIA - ESCOLA AROEIRA - Nota 9.85
CUSTODIA - ESCOLA MUNICIPAL JOSE HENRIQUE DE MELO - Nota 9.85
BONITO - GRUPO ESCOLAR ARLINDO CAVALCANTI - Nota 9.83
CARNAIBA - GRUPO ESCOLAR JOANA FREIRE - Nota 9.82
PANELAS - ESCOLA MUNICIPAL DOM MOURA - Nota 9.82
VERTENTE DO LERIO - ESCOLA JOSE BATISTA DE SOUZA - Nota 9.80
FLORESTA - ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO AUDOMAR FERRAZ - Nota 9.77
JATOBA - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ITA COSTA - Nota 9.74
CARNAIBA - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA GIZELDA SIMOES INACIO - Nota 9.69
SANTA FILOMENA - ESC MUNICIPAL ANTONIO SECUNDINO DA SILVA - Nota 9.68
PETROLINA - ESCOLA MUNICIPAL FELIX MANOEL DOS SANTOS - Nota 9.66
VENTUROSA - ESCOLA MUNICIPAL DELMIRO ALEXANDRE DA SILVA - Nota 9.65
MACHADOS - GRUPO ESCOLAR EDSON REGIS - Nota 9.64
TUPARETAMA - ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO CHAVES PERAZZO - Nota 9.64
PALMEIRINA - ESCOLA MUNICIPAL ALONSO BERNARDO DA SILVA - Nota 9.62
BREJINHO - ESCOLA MUNICIPAL SAO SEBASTIAO - Nota 9.61
TRIUNFO - ESCOLA JOAO HENRIQUE DA SILVA - Nota 9.61