Escolas particulares de Pernambuco poderão voltar a ter aulas presenciais para as turmas de 6º ao 9º do ensino fundamental a partir de 10 de novembro. Para as séries iniciais dessa etapa (1º ao 5º ano), a liberação será a partir de 17 de novembro. Já as crianças da educação infantil voltarão a frequentar presencialmente as escolas em 24 de novembro.
Esse cronograma não vale para as escolas públicas, das redes estadual e municipal. O anúncio foi feita no fim da tarde desta quinta-feira (29) pelo secretário estadual de Educação, Fred Amancio. "Vamos aguardar como será o retorno de todas as séries do ensino médio para depois planejar a volta da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas públicas", justificou o secretário.
Fred Amancio lembrou da importância de as unidades de ensino cumprirem o protocolo de retorno das atividades nas escolas. O documento apresenta regras como distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, assim como informações sobre monitoramento e orientações e de vigilância epidemiológica.
Estudantes do ensino médio já voltaram ao ensino presencial, também de forma gradual. Nas escolas privadas o retorno começou em 9 de outubro com as turmas de 3º ano. Em seguida, nas semanas seguintes, retomaram os 2º anos (em 13 de outubro) e os 1º anos (em 20 de outubro).
Na rede estadual, a volta se iniciou em 21 de outubro. Já estão liberados alunos dos 2º e 3º anos. Os adolescentes dos 1º anos estarão nas escolas a partir da próxima terça-feira, dia 3 de novembro.
"Toda a nossa luta, o nosso esforço conjunto, envolvendo toda a comunidade escolar, não foi um movimento só da escola particular, mas a junção do desejo de ter as duas opções, do ensino remoto e agora do presencial. Sabemos do desafio para cumprir o protocolo com as faixas etárias menores, estamos conscientes disso", destacou o presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco, José Ricardo Diniz.
"Mas era necessário oferecermos às nossas famílias as duas possibilidades para que os pais decidam por onde pretendem caminhar", comentou José Ricardo. Ele assegura que as escolas estão preparadas para esse retorno com toda a segurança. Na manhã desta quinta-feira, um grupo de pais e donos de escolas realizou um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no Recife, justamente para cobrar esse cronograma.