Estudantes da rede pública municipal de Ipojuca só retornam às aulas presenciais em 2021

Decisão foi reforçada após pesquisa com pais e responsáveis dos alunos afirmarem não se sentirem seguros com o retorno
JC
Publicado em 24/11/2020 às 18:35
Governo de Pernambuco reconheceu os melhores resultados de alfabetização realizado em 50 escolas municipais Foto: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM


Alunos da rede pública municipal de Ipojuca, no Grande Recife, só retornarão às aulas presenciais em 2021. A decisão da prefeitura do município foi reforçada após uma pesquisa, feita com pais e responsáveis dos alunos no segundo semestre, apontar que 74,2% dos entrevistados disseram "não se sentir seguros com a volta às aulas" diante da pandemia do novo coronavírus. Nessa segunda-feira (23), o município de Jaboatão dos Guararapes também afirmou que o retorno dos estudantes da educação infantil da rede privada da cidade, que estava previsto para esta terça-feira (24), não iria acontecer com base dos altos indicadores da covid-19 no município.

Em Ipojuca, 2.914 pessoas responderam ao questionário. Desse quantitativo, 64,3% não concordaram com a volta parcial das aulas presenciais e 61,6% das pessoas responderam que não iriam permitir que o estudante voltasse à escola, caso a gestão municipal decidisse pelo retorno das aulas presenciais. Para o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, a pesquisa reforçou o entendimento da prefeitura sobre a necessidade de cautela na relação entre os alunos, a pandemia e possíveis contaminações.

“Não podemos arriscar, são vidas. Até lá estamos investindo nas aulas remotas, entregando os cadernos de atividades para todos os alunos, teremos a reposição das horas/aulas que faltaram em 2020 para o calendário de 2021, conforme parecer do Conselho Nacional de Educação. Com isso, garantimos o direito de aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou Francisco Amorim.

Na pesquisa, as pessoas também foram perguntadas sobre o sentimento neste período da pandemia, em que 54,7% responderam estar preocupados pelo contágio; 25,2% admitiram ter medo do retorno à escola; e 20% estavam confiantes no retorno das aulas. Sobre ajudar os estudantes durante as aulas remotas, 74,4% disseram que ajudavam; enquanto 18,2% informaram que às vezes davam assistência; e 7,4% alegaram que não ajudavam.

Educação infantil da rede privada de Jaboatão não retorna às aulas presenciais

Estudantes da educação infantil da rede privada de Jaboatão dos Guararapes não voltarão às aulas presenciais nesta terça-feira (24), data autorizada pelo Governo de Pernambuco para o retorno de crianças com idade até 5 anos às aulas. A decisão foi tomada pela prefeitura com base nos indicadores do novo coronavírus no município. Jaboatão tem mais de 10,3 mil casos confirmados e 878 óbitos pela doença.

De acordo com a secretária de Educação Ivaneide de Farias Dantas, as 54 instituições particulares de educação infantil do município foram comunicadas no último dia 17 de novembro sobre a decisão. "Encaminhamos ofício para a escolas privadas de educação infantil informando que não seria possível o retorno às aulas presenciais, devido aos indicador, que passou a ser vermelho naquela data no município. A educação infantil exige uma atenção maior por ser um ambiente de afetos, no qual a criança tem o costume de abraçar os professores, os colegas", justificou a gestora.

O indicador, explica a secretária de Saúde de Jaboatão Zelma Pessoa, foi criado em julho e leva em consideração informações como o número de casos confirmados no município, o número de internações clínicas, o número de óbitos e a ocupação de leitos de UTI regulados pelo Estado. Os parâmetros são acompanhados por um colegiado composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Institucional e são calculados a cada 15 dias, podendo ser classificados como verde, amarelo ou vermelho.

TAGS
enem e educação Coluna margarida azevedo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory