Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem digital, neste domingo, terá quase 3 mil candidatos em Pernambuco

No Estado haverá provas em apenas três cidades: Recife, Caruaru e Petrolina. Candidatos terão provas de redação, linguagens e ciências humanas neste domingo

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/01/2021 às 7:16
Gabriel Albertin será um dos candidatos que fará o Enem Digital, uma novidade desta edição do exame. - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Enquanto 2,4 milhões de candidatos já concluíram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e agora esperam as notas, previstas para saírem no final de março, um grupo de 93.217 estudantes topou participar da novidade da versão 2020 do exame, a avaliação digital. Essas pessoas terão provas nos próximos dois domingos (dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro).

Serão também quatro testes objetivos, cada um com 45 questões, e uma redação. Apenas a dissertação deverá ser escrita no papel, como aconteceu no Enem tradicional. As demais provas vão ser respondidas em computadores instalados em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Por ser uma experiência piloto, o Inep delimitou em 100 mil a quantidade de vagas no País. Para Pernambuco foram abertas 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru (Agreste) e 500 em Petrolina. Mas nem todas foram preenchidas. No Estado, o Enem digital terá 2.822 candidatos.

Na capital pernambucana há 22 locais de provas, em Caruaru são 17 e em Petrolina, 11, segundo a coordenação da Polícia Militar de Pernambuco que cuida da segurança do exame. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, cedeu cinco laboratórios de informática (três dos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino, o Niates, e dois do Centro de Ciências Exatas e da Natureza).

As regras são as mesmas do Enem tradicional. Os portões abrirão às 11h30 e fecharão às 13h, com início do exame às 13h30. Amanhã os candidatos terão 5h30 para escrever a redação e responder as provas de linguagens e ciências humanas. No domingo seguinte serão 5h para testes de matemática e ciências da natureza. A saída é liberada a partir das 15h30.

É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (não pode carteira de estudante). Para fazer a redação é exigida caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Participantes e fiscais devem usar máscara todo o tempo.

“Preferi esperar primeiro para ver como seriam as provas do Enem impresso, se seriam mais conteudistas ou de interpretação. Por isso escolhi o Enem digital pois a aplicação aconteceria depois. Também porque teria mais tempo para estudar”, diz o estudante Gabriel Albertin, 17 anos, que conclui o ensino médio na Erem Sizenando Silveira, em Santo Amaro, área central do Recife.

“Espero que dê tudo certo, que não haja problemas com os computadores”, comenta o adolescente. Ele não sabe ainda a profissão que vai seguir. Fará o exame na Faculdade Esuda, também em Santo Amaro.

As notas dos candidatos do Enem digital também serão divulgadas no final de março (dia 29).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS