Estudantes que desejam concorrer às vagas dos quatro cursos superiores ofertados no Recife pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) poderão se candidatar usando o histórico escolar do ensino médio. Quando divulgou os detalhes do processo seletivo, em janeiro, a instituição tinha deixado essa opção somente para os concorrentes de cursos de outros câmpus. Nesta sexta-feira (12), anunciou que reconsiderou e decidiu incluir essa forma de seleção também para candidatos da capital pernambucana. É uma boa alternativa para os alunos que acabaram de concluir o ensino médio.
Outra mudança é o prazo de inscrição, que foi prorrogado. Agora, os interessados em ingressar no IFPE podem se inscrever até 25 de fevereiro. Inicialmente acabaria dia 21. A terceira novidade é o aumento de 40 vagas no curso técnico em agropecuária do câmpus Belo Jardim. Agora, no total, o instituto vai ofertar 4.942 vagas em 97 cursos técnicos e superiores. Devido à pandemia, não haverá vestibular. O preenchimento das vagas será com a nota do Enem ou o histórico escolar.
Para todos as unidades acadêmicas, metade das vagas será para ingresso através da nota geral do Enem - podendo ser consideradas as edições dos anos 2015 a 2019 - e os outros 50% serão por meio da análise do histórico escolar. No Recife há 230 vagas em cursos superiores, distribuídas em quatro cursos: gestão ambiental, gestão de turismo, análise e desenvolvimento de sistemas e licenciatura em geografia. Na seleção pelo histórico, serão observadas notas de português e matemática.
Por meio do sistema de cotas, 60% das vagas são reservadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Há também cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural que optarem por cursos com vocação agrícola.
CURSOS TÉCNICOS
O IFPE informa que para candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente não houve mudança quanto à forma de ingresso. Será necessário apresentar apenas o histórico escolar.
Para os cursos técnicos integrados (quando o aluno cursa o técnico e o ensino médio ao mesmo tempo), a seleção vai fazer a análise do currículo do estudante, observando as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental, exclusivamente nas disciplinas de matemática e português. O resultado do 9º ano não será considerado com a justificativa de não prejudicar estudantes no último ano que tiveram as aulas paralisadas por conta da pandemia.
Já nos cursos técnicos subsequentes (há apenas a formação técnica pois o aluno já tem ensino médio completo) serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do ensino médio também nessas duas disciplinas. Não vai usar o desempenho do estudante no 3º ano também para não prejudicar os jovens que tiveram aulas suspensas ano passado por causa do coronavírus.
AULAS
O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas. Na Região Metropolitana há unidades no Recife, Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Paulista. No interior do Estado a instituição está presente nos municípios de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.
A previsão é que o ano letivo 2021 comece a partir de 16 de março (as datas variam de acordo com cada unidade acadêmica). O resultado do processo seletivo sairá em 15 de março.
MÚSICA
Os candidatos aos cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, terão uma etapa a mais no processo seletivo. Eles deverão enviar um vídeo, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, que também vai ser componente no preenchimento das vagas.
DÚVIDAS
Os candidatos poderão esclarecer dúvidas referentes ao processo de ingresso pelo e-mail ingresso@ifpe.edu.br ou diretamente nos campi onde concorrerão à vaga. Em cada uma das unidades, há telefones e e-mails de contato, além dos dias e horários específicos para atendimento presencial.