O listão dos aprovados no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), será divulgado na terça-feira da próxima semana, dia 6 de abril. É a data limite que consta no edital do concurso. O presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação, Ernani Martins, informa que não haverá antecipação do resultado. Como aconteceu em 2020, a lista estará disponível exclusivamente online, nos sites da UPE (www.upe.br) e do Processo de Ingresso (www.processodeingresso.upe.pe.gov.br).
Na disputa do SSA 3 estão 1.740 vagas, distribuídas nas cidades onde a UPE tem câmpus: Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro. O SSA 3 teve 14.285 inscritos, mas 2.622 faltaram às provas, aplicadas no início de fevereiro. Significa, portanto, que 11.663 realizaram todas as provas para concorrerem às vagas.
- UFPE suspende atividades presenciais até 5 de abril em todos os campi
- Aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades de Pernambuco só poderão ser retomadas em 5 de abril
- Aberta inscrição para participar do sorteio de 65 vagas do Colégio de Aplicação da UFPE
- Notas do Enem serão liberadas nesta segunda-feira, após 18h
"Vamos divulgar o listão no dia 6. A correção das redações já foi concluída. Estamos agora na fase de crítica das notas da redação. Em seguida partiremos para o processamento dos resultados", explica Ernani Martins.
Somente tem a redação corrigida o candidato que não levar ponto de corte. Conforme Ernani, 2.018 estudantes foram eliminados antes mesmo da correção da redação justamente por causa desse critério. Houve a correção de 9.645 textos, o total de jovens que estão na disputa.
Todas as redações passam obrigatoriamente por um avaliador e um revisor, sendo ainda revisadas por uma equipe pedagógica para última análise dos critérios descritos no edital do concurso. A etapa de crítica das notas a que o pró-reitor se refere é a de revisar as notas. Havendo divergência entre as notas do avaliador e dos revisores, prevalecerá a nota do revisor.
COMPOSIÇÃO DA NOTA
No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação. A escolha pelo curso só é feita no SSA 3. Na composição da média final, o SSA 1 vale 30%, o SSA 2 também 30% e o SSA 3, 40%.
A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem. As inscrições no Sisu começarão no mesmo dia da divulgação do listão do SSA 3.
CONCORRÊNCIA
Os três cursos mais concorridos no SSA 3, pelo sistema universal, são medicina, na unidade de Serra Talhada, no Sertão, com 36,63 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, no Recife, com 35,20 candidatos por vaga e, em terceiro lugar aparece medicina, no câmpus de Garanhuns, no Agreste, com 34,63.
Entre os cotistas, as três graduações mais procuradas pelos egressos de escola pública foram, respectivamente, medicina em Serra Talhada (51 feras por vaga), odontologia em Arcoverde (39,50 inscritos por vaga) e enfermagem em Petrolina (31,25 concorrentes por vaga).