Alunos e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Olinda, no Grande Recife, terão internet disponibilizada pela prefeitura. Um dos empecilhos para os estudantes acompanharem as aulas remotas é justamente a falta de dados móveis. A cidade foi selecionada pela Fundação Lemann no projeto Dados Patrocinados. Serão beneficiadas 15.676 crianças. A previsão é liberar o acesso para os alunos ainda neste mês de abril.
“A Fundação Lemann, em parceria com a Empresa Sincroniza Educação, oferecerá pacotes de dados para que os estudantes realizem suas atividades escolares pelo celular. Todos os alunos e responsáveis serão cadastrados para que se possa ter um acompanhamento”, explica a secretária executiva de Programas e Política Educacional, Edilene Soares.
O acesso será por meio de um aplicativo que autorizará a permissão dos estudantes ao consumo da internet custeada pelo projeto. Atualmente, a rede municipal de ensino de Olinda tem 73 escolas e 23 anexos, com 25.530 alunos. De acordo com o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Souza, a parceria será durante todo este ano letivo de 2021.
Desde o ano passado, por causa da pandemia, a cidade lançou o Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma digital usada no ensino remoto, também com apoio da Fundação Lemann.